Aproximadamente 750 estudantes participaram, na manhã de ontem (28/8), no Jardim Ponta Grossa, da terceira etapa do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais de Apucarana. Os professores, as famílias e a comunidade também compareceram em peso ao Ginásio de Esportes Adildo Mecenas (Cebolão) para torcer e incentivar os atletas mirins.

Desenvolvido em parceria pela Autarquia de Educação e a Secretaria de Esportes, o Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais tem por objetivo incentivar a prática do atletismo e promover a qualidade de vida entre as crianças apucaranenses. As duas primeiras etapas da competição foram realizadas respectivamente no mês de maio, no Distrito de Pirapó, e em junho, no Parque Jaboti.

O prefeito Junior da Femac destacou que o município tem tradição no pedestrianismo. “Nós realizamos anualmente a corrida 28 de Janeiro que atrai atletas de todo o país e até do exterior. No próximo dia 11 de setembro, sediaremos também a 15ª etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua. Neste contexto, além de fomentar a criação de hábitos saudáveis, o projeto da Autarquia de Educação e da Secretaria de Esportes contribui para a revelação de novos talentos,” disse.

“O Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais foi criado há oito anos. Na primeira edição, tivemos a participação de aproximadamente 900 crianças. Já, em 2022, mais de 2,1 mil estudantes estão inscritos na competição, que é desenvolvida em três etapas preliminares e uma final. A prática esportiva é muito importante, pois ajuda a aprimorar a coordenação motora, a melhorar a cognição, a combater a obesidade infantil, a fortalecer o sistema imunológico, a ampliar a socialização, entre outros benefícios,” elencou a secretária de educação, Marli Fernandes.

O secretário de esportes, José Marcelino da Silva (Grilo), explicou que o atletismo é base para outros esportes. “O futebol, o basquete e o vôlei, por exemplo, envolvem corrida, saltos e arremessos. Então, muitas vezes, a criança começa no atletismo e logo passa a se interessar também por outras modalidades,” afirmou.

O vice-campeão paraolímpico de canoagem. Giovane Vieira de Paula, acompanhou a terceira etapa do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais. “Quando era da idade deles, eu também participava de corridas assim. Isso me motivou a chegar onde estou hoje. Essas crianças também podem conquistar os seus sonhos. Basta que elas dediquem-se e mantenham o foco. Não há limites no esporte,” incentivou.

“O meu filho gosta muito de correr. Ele participa todos os anos desta competição e sempre obtém bons resultados. Além disso, ele já representou o nosso município em uma corrida São Silvestrinha, em São Paulo. Como mãe, eu fico muito satisfeita de vê-lo feliz e envolvido nos esportes,” afirmou Danúbia Damas, que é mãe do aluno Kauan Clemente, da Escola Municipal Karel Kober.

Os vereadores Jossuela Pirelli e Luciano Facchiano, a equipe pedagógica da Autarquia de Educação, e diversos secretários municipais também prestigiaram a terceira etapa do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais, ontem (28/8), no Jardim Ponta Grossa. A grande final do circuito está marcada para o dia 9 de outubro, no Parque Jaboti.

Confira os nomes dos classificados na etapa do Jardim Ponta Grossa:

Categoria nascidos em 2014 (masculino)
1º) Sebastian Santiago (Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira)
2º) Daniel Silva (Escola Albino Biacchi)
3º) Brain Henrique (Escola Albino Biacchi)

Categoria nascidos em 2014 (feminino)
1º) Ana Beatriz (Escola Fábio Henrique)
2º) Gabriela Santos (Escola Albino Biacchi)
3º) Isabela Vitória (Escola Marilda Noli)

Categoria nascidos em 2013 (masculino)
1º) João André Oliveira (Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira)
2º) Mateus Silva (Escola Edson Giacomini)