No próximo sábado (3) haverá vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) nos 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Apucarana, entre 8h30 e 15 horas. A mobilização, que visa aumentar a cobertura vacinal contra a doença no município, envolve a parceria das autarquias municipais da saúde e da educação.

“Estamos recorrendo a essa nova estratégia para darmos oportunidade a mais para os pais levarem seus filhos para vacinar contra a polio. Nossa meta é imunizar 7.689 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) e até o momento atingimos 32% desse total. Vamos mobilizar nossas equipes de saúde neste sábado para garantirmos a proteção contra essa grave doença ao maior número de crianças possível”, afirma o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

O prefeito Junior da Femac alerta para gravidade da doença, que causa paralisia irreversível em questão de horas nas pernas ou braços. “A vacinação neste sábado demonstra a nossa preocupação com o baixo número de crianças imunizadas até agora. Apelo para os pais e responsáveis que levem suas crianças para vacinar nas UBSs durante a semana ou no próximo sábado nos CMEIs”, conclama o prefeito Junior da Femac, lembrando que a direção da Autarquia Municipal de Educação, por meio dos professores, realizará um trabalho de divulgação da vacinação no sábado com os pais de seus alunos.

Alunos com até 5 anos incompletos que já estão frequentando escolas municipais podem se vacinar no CMEI mais próximo de sua casa. A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite teve início no dia 8 de agosto e termina no dia 9 de setembro e tem como público-alvo crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses). A poliomielite, que não tem cura, é uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisias irreversíveis em questão de horas nas pernas ou braços. A vacinação é a principal forma de prevenção.