Importantes termômetros do desenvolvimento econômico de uma localidade, os índices da construção civil estão em alta em Apucarana. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Obras e repassados ao prefeito Júnior da Femac nesta quinta-feira (13/01), comprovam o bom desempenho obtido pelo setor ao longo de 2021.

“O número de alvarás de construção emitidos (876) pela prefeitura, por exemplo, foi 26% maior do que em 2020 (711). Um resultado importante que confirma a força da construção civil em Apucarana. Novas obras que se traduzem em mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico, geração de emprego, renda e riquezas para a população”, frisa o prefeito Júnior da Femac, que é engenheiro civil e empresário no ramo. “Também em comparação a 2020, o número de pré-análises de construção registrou crescimento de 44% e de emissão de “Habite-ses”- auto de conclusão – 12%”, cita o prefeito.

Um dos fatores que vem somando para o bom desempenho do setor, afirma Júnior da Femac, é a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento, que entrou em vigor em janeiro do ano passado. “As alterações técnicas promovidas sem dúvidas estão colaborando para impulsionar novos edifícios, indústrias, comércios e residências”, destaca o prefeito.

Outro dado que comprova o bom momento da construção civil na cidade é o número geral de atendimentos e emissão de documentos realizados pela Secretaria de Obras. “Em 2.020 foram expedidos 5.966 documentos diversos, como pré-análises, aprovações de projetos, alvarás de construção, certidões, habite-ses, entre outros. Já, ao longo de 2.021, o volume de trabalho aumentou significativamente, e emitimos um total de 7.069 documentos. Que percentualmente equivale a um incremento de 18,49%”, relata Ângela Stoian Penharbel, secretária Municipal de Obras.