O prefeito de Marilândia do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), Aquiles Takeda Filho, anunciou nesta quarta-feira (20/05) que o centro público de especialidades médicas vai retomar atendimento presencial de pacientes a partir de 15 de junho. Em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), as atividades eletivas de atendimento à população estão suspensas há quase dois meses.
A retomada dos trabalhos foi pauta de uma assembleia realizada na sede da 16ª Regional de Saúde que contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios consorciados e do chefe da Reginal, Dr. Altimar Carletto. “Foi uma reunião árdua, onde debatemos este e outros assuntos visando o reinício dos atendimentos e onde definimos a reabertura da agenda para marcação de consultas e exames eletivos a partir deste dia 15 de junho, com a previsão de que os pacientes comecem a chegar ao Cisvir a partir do dia 20”, informou Takeda, frisando que o atendimento das ocorrências de urgência e emergência não sofreram paralisação neste período.
Além da limitação do número de pessoas dentro do centro de especialidades, a partir da reabertura das consultas e exames, pacientes e servidores vão precisar seguir uma série de regras definidas com base em orientações das autoridades em Saúde. “Queremos a volta do atendimento mas, acima de tudo, está a segurança de todas as pessoas envolvidas”, diz o presidente do Cisvir.
Para evitar aglomeração, a capacidade de atendimento neste retorno será de 30%. “A redução do fluxo de pessoas é algo necessário, por isso pedimos aos municípios que neste momento façam uma triagem no momento do agendamento e, com bom senso, agendar o que realmente for necessário de acordo com os dados clínicos, deixando para um segundo momento o que pode esperar”, solicitou o presidente do Cisvir.
O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, reforçou que a volta ao atendimento será com muitas restrições e conta com a compreensão da população. “Não queremos de forma alguma que o novo coronavírus tenha um impulso em nossa região. Nossos prefeitos e secretários de Saúde têm feito um trabalho grandioso em defesa da vida, e também olhando a questão dos empregos, e não podemos dar brechas”, assinalou o prefeito de Apucarana, lembrando da proximidade socioeconômica do Vale do Ivaí com o Estado de São Paulo, onde há um grande número de infectados.
Júnior informou ainda que nos próximos dias deve ser agendada solenidade para ordem de serviço das obras de ampliação da sede do Cisvir. “Já fizemos o projeto, a licitação, já temos a empresa vencedora e vou agora conversar com o secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto, para darmos a ordem de serviço”, comunicou o prefeito, salientando que a ampliação vai dobrar a capacidade de atendimento do centro de especialidades.
Os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e de prevenção de incêndio da ampliação foram elaborados pela Prefeitura de Apucarana, por intermédio de engenheiros e arquitetos da Secretaria de Obras e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Com recursos da ordem de R$ 3,5 milhões liberados pelo Governo do Paraná, a ampliação terá área de 1.200 m², e irá abrigar o núcleo de odontologia, além de novos consultórios e setor de exames por imagens. Criado em 1996, atualmente o Cisvir é responsável por atender 385.787 habitantes de 17 municípios oferecendo inúmeras especialidades médicas.