De segunda a quarta-feira, Apucarana recebeu diversas atividades do Projeto Rotas Paraná, desenvolvido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR). O projeto promove a interiorização de atividades do órgão, levando atendimento aos profissionais da região, fiscalização de obras, ações educacionais, interação com gestores públicos e palestras.

Um das atividades foi o encontro com gestores e profissionais, realizado nesta quarta-feira (26/10) no auditório do Senac, que contou com a presença do prefeito e engenheiro civil, Junior da Femac, e do presidente do CAU/PR, o arquiteto e urbanista Milton Carlos Zanelatto Gonçalves.

O prefeito Junior da Femac destacou a importância dos arquitetos e urbanistas no cenário das cidades e a programação desenvolvida em Apucarana. “São eles que introduzem o conceito do belo neste ambiente da construção e a interiorização representa a aproximação do conselho com a comunidade, além de um momento de  discutir pontos importantes da arquitetura e urbanismo”, pontua Junior da Femac.

O presidente do CAU/PR destaca que a atual gestão tem como uma de suas principais metas o processo de interiorização das atividades e da presença do conselho em cidades que ficam fora da região metropolitana de Curitiba. “Os profissionais que atuam nos locais descentralizados solicitam atenção especial do conselho e a nossa intenção é cobrir a maior quantidade de municípios do interior”, reitera Zanelatto.

Além de Apucarana, nesta etapa o Projeto Rotas Paraná abrange ainda outros municípios do escritório regional do CAU/PR, como Londrina, Arapongas, Cambira, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina.

Um dos destaques do “Rotas Paraná” é o projeto CAU Educa, que apresenta o universo da arquitetura e urbanismo para crianças entre 7 e 12 anos. “A ação lúdica foi realizada na Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, de Apucarana, e na Escola São José, de Cambira. As crianças puderam colocar capacetes, conferir maquetes e, através de óculos virtuais, conhecer obras no Brasil e no exterior, como a Torre Eiffel”, explica o arquiteto apucaranense Ideval dos Santos Filho, conselheiro titular do CAU/PR.

Ideval cita ainda que, na segunda-feira, o CAU/PR manteve uma equipe dentro da Prefeitura de Apucarana para atender os profissionais. “Com isso, eles não precisaram se deslocar até os escritórios regionais, como os de Londrina e Maringá”, reforça, afirmando que durante a interiorização também foram realizadas fiscalizações de obras em Apucarana.