As obras são realizadas com recursos do Governo Federal. Em Apucarana estas obras são a construção da Escola Municipal Prefeito José Domingos Scarpelini, no Residencial Interlagos; e os centros municipais de educação infantil (CMEI’s) dos núcleos habitacionais Sanches dos Santos, Afonso Alves de Camargo e do Jardim Catuaí. “Este montante, de aproximadamente 600 mil reais, é relativo a medições homologadas, ou seja, trabalho executado”, explica o prefeito.

A liberação dos recursos federais, conforme salienta Júnior da Femac, é fruto da cobrança e do planejamento estratégico do governo municipal, aliado ao resgate da representatividade política de Apucarana em Brasília, com o Dr. Beto Preto eleito deputado federal. “Temos cobrado do FNDE esta liberação dos recursos conveniados para retomada dos trabalhos. Propomos até mesmo assumirmos a conclusão com recursos municipais para posterior ressarcimento federal. Nesta semana, com a intermediação do deputado federal Beto Preto, que na terça-feira reuniu-se com dirigentes do FNDE, obtivemos este êxito que, na prática, representa um importante passo para a conclusão das obras, uma vez que dá novo fôlego financeiro às empreiteiras”, explicou o prefeito de Apucarana que também esteve em Brasília nesta semana encaminhando outros demandas do município junto ao gabinete do deputado Beto Preto.

Vinculado ao Ministério da Educação do Governo Federal, o FNDE tem como propósito principal transferir recursos financeiros e prestar assistência técnica aos estados e municípios no setor da educação pública. “Agora vislumbramos a possibilidade de concluir estas quatro importantes obras em Apucarana. Queremos abrir mais quatrocentas vagas para as crianças da região do Interlagos na nova Escola Municipal José Domingos Scarpelini. E também outras quatrocentas vagas para crianças em três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), no Núcleo Afonso Alves de Camargo, Residencial Sanches dos Santos e Jardim Catuaí”, pontua o prefeito Júnior da Femac.

De acordo com o projeto de engenharia, a Escola Municipal José Domingos Scarpelini, no Jardim Interlagos, irá dispor de doze salas de aula e capacidade para atender 420 crianças. O valor total do investimento é da ordem de R$4.531.166,53. A obra começou em janeiro de 2019, e está com 52% dos serviços foram executados, tendo o governo federal repassado até então R$1.811.042,35 do que estava previsto.

A construção do CMEI do Jardim Catuaí é a que está mais adiantada, com 71,44% dos serviços concluídos. A obra parou na fase de acabamento. O prédio terá seis salas de aula, cozinha, refeitório, depósito para a merenda escolar, lavanderia, sanitários, fraldário, lactário, solários, entre outros ambientes. O investimento soma R$1.758.973,01.

Orçado em R$1.908.100,37, o CMEI do Residencial Sanches dos Santos está com 64,87% da obra executada. O prédio tem área de 890 metros quadrados e seis salas de aula.

A população do Núcleo Afonso Camargo também aguarda o término da construção de um centro infantil para suas crianças. A obra foi paralisada em 57,61%. O valor total do investimento é de R$1.772.867,08.