A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, iniciou hoje (15) uma mobilização para aumentar a cobertura vacinal contra a gripe entre as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos. Um cronograma de imunização vai envolver, até a próxima terça-feira, todos os 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade.
Portando, nos próximos dias, equipes da saúde disponibilizarão pontos de vacinação nos CMEIS, seguindo um agendamento e com um comunicado prévio encaminhado aos pais das crianças, pela Autarquia Municipal de Educação.
A vacinação nos CMEIs vai acontecer entre 15h30 e 17 horas, um espaço de tempo estratégico que abrange horário de saída das crianças. A ação começou hoje por seis centros infantis: CMEI Alice Pereira de Araújo, no Residencial Sumatra; José Ignácio Neto, Núcleo Michel Soni; Maria Nazaré, Núcleo Castelo Branco; Jonas Pires, Residencial Garcia; Josa Ribeiro,Vila São Carlos;  e Luiz Anibal Matiuzzi, Núcleo Parigot de Souza.
Amanhã (16), será a vez de 11 CMEIs: Jandira Gomes Scarpelini, Jardim Ponta Grossa; Izabel Holak, Núcleo Dom Romeu Alberti; Vila Nova, na Vila Nova; Geralda Siqueira, Jardim Colonial; Olivio Fernandes, Núcleo Tancredo Neves; Serafim Colombo, Jardim Figueira; Benedito Leugi, Núcleo João Paulo; Ana Luizão Festi, Distrito do Pirapó; Onésimo de Oliveira Morais, Jardim das Flores; Domingos Mareze, Núcleo Adriano Correa; Miguel Moreno, Vila Reis. A ação nos demais centros infantis será complementada entre segunda e terça- feira da próxima semana.
De acordo com um novo balanço divulgado hoje (15) do setor de epidemiologia da AMS, Apucarana já alcançou 71% da meta de imunizar 40.480 pessoas. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou dia 10 de abril e termina no dia 31 de maio.
“Faltam 16 dias para o fim da campanha e nossa estrutura de vacinação, em 23 UBSs, continua à disposição da população para esse importante cuidado com a saúde. A vacinação é a melhor forma de prevenir o agravamento e mortes causadas pelos vírus da gripe”, orienta o prefeito Junior da Femac.
A vacinação contra a gripe é destinada aos grupos prioritários formados por idosos (a partir de 60 anos); crianças 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
COBERTURA DE CADA GRUPO PRIORITÁRIO ATÉ 15 DE MAIO:
IDOSOS: meta 15.227, vacinados 12.637 = 83%
PUÉRPERAS: meta 209, vacinadas 165= 79%
PROFESSORES: meta 1.471, vacinados 1.124= 76%
GESTANTES: meta 1.273, vacinadas 919= 72%
CRIANÇAS: meta 8.897, vacinadas 6.107= 69%
TRABALHADORES DA SAÚDE: meta 1.983, vacinados 1.220 = 61%
PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: meta 11.247, vacinados 5.862= 52%
*OBS: Conforme estabelece o Ministério da Saúde, os portadores de doenças crônicas não entram no cálculo do índice de cobertura vacinal.