A sede própria do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, local onde desde 2013 mais de 11,5 mil mulheres vítima de violência doméstica receberam atendimento gratuito nas áreas da assistência social, jurídica e psicológica, acaba de receber melhorias estruturais. Com investimentos na ordem de R$35 mil, uma empreiteira contratada via licitação executou a manutenção da cobertura e berais, realizou a troca da porta de entrada, promoveu a manutenção da rede elétrica e troca de luminárias, eliminou focos de infiltração e executou toda a pintura interna e externa do prédio.
A obra, que proporciona um ambiente de atendimento ainda mais acolhedor às mulheres que procuram os serviços do CAM, foi vistoriada pelo prefeito em exercício Júnior da Femac, que esteve acompanhado da secretária da Mulher, Denise Canesin Moisés Machado, da diretora do Departamento da Mulher e coordenadora do programa de Economia Solidária, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton) e do secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno. “Este é um espaço importante de proteção e promoção da vida e da dignidade de nossas mulheres. Aqui uma equipe de grande valor executa um serviço diário de extrema relevância social. Esta reforma, promovida pela gestão do prefeito Beto Preto, mais do que merecida, era necessária para deixar o ambiente ainda melhor para a execução das atividades. Vim conferir a qualidade dos serviços e pude constatar que tudo está dentro das exigências da licitação”, observou Júnior da Femac.
Inaugurado em 2014, a sede própria do CAM conta com área de 252 metros quadrados e possui salas para atendimento jurídico, psicológico, assistência social, sanitários, cozinha, despensa, depósito e área de circulação. Uma equipe de 8 profissionais atua no atendimento de uma média diária de 15 mulheres, grande parte vítima de violência doméstica. “Com certeza com essas melhorias o CAM passa a oferecer serviços à comunidade feminina em um ambiente mais confortável. Pelo uso constante, muitos pontos da estrutura já registravam desgastes e agora tudo foi devidamente corrigido. Graças a Deus Apucarana tem gestores com olhar grandioso para com as causas das mulheres, por isso só temos a agradecer ao prefeito licenciado Beto Preto e ao em exercício, Júnior da Femac, por liberar esse investimento”, assinalou Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família.
Denise salientou que o CAM atua em parceria com a Delegacia da Mulher e a Justiça, através de suas diversas varas criminais. “Realmente, a partir desta estrutura que é o Centro de Atendimento à Mulher, conseguimos realizar um trabalho diferenciado, com resultados positivos no sentido de tirar inúmeras mulheres do ciclo da violência, situação que tanto desestrutura a família”, concluiu a secretária, informando que os trabalhos não pararam nem durante a reforma. “Utilizamos temporariamente um outro prédio municipal localizado logo a frente de nossa sede”, revelou.