Membros da Associação DownLoAd, composta por famílias de pessoas com Síndrome de Down, buscam junto ao governo municipal a criação de um centro de estimulação e inclusão escolar. A reivindicação foi apresentada ao prefeito em exercício Júnior da Femac por Fabíola Acosta e Flávia Sabóia, idealizadoras do grupo que já reúne cerca de 40 famílias de Apucarana e região, e pelo vereador Gentil Pereira. “Iniciamos as reuniões da “DownLoAd” em agosto do ano passado e nos surpreendemos com a resposta das pessoas, que foram aderindo. Hoje realizamos mensalmente encontros onde prestamos apoio, palestras com orientações, nos confraternizamos, discutimos novidades no tratamento e também propomos projetos locais para o desenvolvimento de nossos filhos”, contou Fabíola Acosta.
De acordo com ela, uma das principais lutas da associação no momento é para a criação de um núcleo municipal de estimulação e inclusão escolar, com a disponibilização de profissionais em áreas como fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. “Fomos fazer uma pesquisa e descobrimos que apenas três crianças fazem inclusão fora da APAE. Muitos pais não têm como arcar com um ensino particular, por isso nosso objetivo é a conquista de um centro municipal onde nossos filhos possam ter esse atendimento gratuitamente, em um ambiente de inclusão escolar”, complementou Fabíola, que na agenda esteve acompanhada da filha Luíza, de 16 anos. De acordo com ela, juntamente com Antonela, filha de Flávia Sabóia, inspiraram as letras maiúsculas no nome da Associação DownLoAd.
O prefeito em exercício Júnior da Femac classificou o pleito como de importante discussão. “É um pedido justo e que iniciamos as conversas com o objetivo de atendê-lo em tudo que for possível, tendo em vista a estrutura da nossa Saúde e Educação Municipal”, anunciou Júnior, revelando que a agenda com as componentes da associação foi solicitada pela arquiteta Andressa Proença. “Vou levar o assunto ao conhecimento de nossos secretários e, assim que possível, realizaremos uma segunda reunião para avançarmos”, concluiu o prefeito em exercício.
Convite – Flávia Sabóia convida pais e outros responsáveis por pessoas com Down a conhecer o trabalho da associação. “Ainda não temos uma sede própria, que é outro objetivo, mas realizamos encontros pelo menos uma vez ao mês. O contato conosco pode ser feito pelo telefone celular 99958-4608”, anuncia. Além das atividades internas com o grupo, a Associação DownLoAd também atua junto à sociedade. “Estamos realizando junto ao Hospital da Providência e à Casa da Gestante da Autarquia Municipal de Saúde, o Programa Nascer Down, que é uma cartilha que reforça a divulgação de lei estadual que regulamentou a obrigatoriedade de notificação de uma associação sempre que uma criança nasce com a síndrome. Isso é importante tanto para acolhermos essa família, levando todas as informações necessárias, quanto para que o atendimento dessa criança seja iniciado o quanto antes, de forma correta”, explicou Flávia.
Uma programação especial também está sendo preparada para o dia 21 de março em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.
Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos. O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21/03), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.
A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.