Perto de completar quatro anos, o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana (Semaf) iniciou nesta segunda-feira (19/03), nas dependências do Polo UAB, a capacitação da vigésima sexta turma. Com a participação de mulheres de diversos bairros, distritos e até de outros municípios, como Lunardelli e Jacarezinho, chamou a atenção a presença de alguns homens. “Apucarana tem um prefeito com um olhar sensível às necessidades das mulheres, das nossas famílias. Assim, as capacitações da economia solidária, que iniciaram em abril de 2014 com o viés de promover a geração de renda e autonomia financeira da mulher, hoje contam também com a presença de alguns homens, o que é muito salutar, pois ao longo dos trabalhos percebemos que os empreendimentos solidários formados têm também a contribuição do marido, do irmão, do filho”, destacou Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher, que no ato de abertura da capacitação representou o prefeito Beto Preto.
De acordo com a secretária, a iniciativa hoje está consolidada como política pública municipal. “A economia solidária faz parte de uma administração municipal que tem um plano de governo centrado na comunidade, por isto o prefeito Beto Preto ordenou que nossa equipe alicerçasse o programa com todo o respaldo legal necessário para que esta política não termine com o mandato”, informou Denise. Para tanto, continuou: “Foi então editada uma legislação municipal específica, aprovada pelos vereadores, e criado um conselho que tem fiscalizado, empoderado ações e contribuído para a viabilização de recursos para o programa, que hoje é referenciado positivamente por outros municípios do Paraná e do Brasil, conquistando premiações”, detalhou Denise Canesin, lembrando que também existem os “Espaço Mulher”, que são pontos de mobilização e comercialização da produção dos empreendimentos solidários.
Sob a coordenação da diretora-geral do Departamento da Mulher e Assuntos da Família e coordenadora do programa, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton), a vigésima sexta turma de economia solidária segue com instruções até a sexta-feira, das 14 às 17 horas. Todos os alunos que concluírem terão direito a certificado de formação. A primeira oficina do curso – sobre relacionamento interpessoal – foi ministrada pela professora Márcia Alves, do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Neste dia 25 de abril completaremos quatro anos do programa de economia solidária, período em que alicerçamos um trabalho significativo, sempre contando com o amparo do prefeito Beto Preto, gestão da secretária Denise e equipe de profissionais da Semaf, bem como valiosos parceiros como a UTFPR Apucarana”, pontuou Bete Berton.
Uma das mais numerosas, a vigésima sexta turma do programa conta também com mulheres de diversas formações. “Durante a apresentação fiquei bastante feliz em perceber que além de numerosa, essa turma é diferenciada também pela presença de mulheres profissionais de diversas áreas. Temos desde donas de casa a profissionais da odontologia, psicologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia e educação física. Mulheres que já têm habilidades em artesanato, gastronomia, corte e costura, bordado e outras que nos informaram que através da capacitação vão procurar descobrir aptidões”, concluiu Denise Canesin, secretaria Municipal da Mulher. Ela orienta que interessadas em fazer parte da rede de economia solidária devem procurar o Espaço Mulher da Rua Osvaldo Cruz, 432 (ao lado da Casa da Gestante). Mais detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3122-0457 ou ainda através da rede social no endereço https://www.facebook.com/rededemulheresecosol.