Dez praças e oficiais do 11º  Grupamento de Bombeiros de Apucarana foram promovidos. As luvas e divisas referentes às novas graduações foram entregues nesta quinta-feira (22/08), em ato realizado no quartel da Vila São Carlos. Na mesma solenidade, também foram entregues à corporação 70 pares de botas de combate a incêndio.
O ato marcou ainda a despedida do tenente Maurício Dubas, que foi transferido para unidade de Curitiba, cidade onde moram a esposa e filhos. O evento contou ainda com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, do major André Lopes, comandante do 11º Grupamento, do deputado estadual, Arilson Chiorato, e do vereador Gentil Pereira.
O prefeito de Apucarana parabenizou os praças e oficiais pelas promoções, reiterando que o Corpo de Bombeiros tem o respeito da população e também de outras instituições. “Os R$ 45 mil investidos na aquisição de botas contribuirão para melhorar ainda mais as ações desenvolvidas, tanto em incêndios em edificações quanto ambientais. É um trabalho essencial que tem o respeito e o carinho da população”, reforça.
Junior da Femac também destacou a continuidade do repasse de recursos municipais. “ Isso está acontecendo graças ao ex-prefeito Beto Preto, hoje secretário de Estado da Saúde do Paraná, que decidiu não cortar os recursos para os bombeiros, mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2017, que julgou inconstitucional a cobrança da taxa de incêndio, o que na prática resultou na extinção do Funrebom. Foi uma decisão ousada e corajosa, que possibilita agora a prefeitura continuar repassando os recursos”, pontua Junior da Femac, acrescentando que já autorizou e está em fase de licitação a reforma e ampliação do quartel central, localizado na Rua Ponta Grossa, no valor de R$ 780 mil.
De acordo com o major André Lopes, das 540 ocorrências de incêndio atendidas neste ano, 404 foram em vegetação e 70 em edificações. “Em Apucarana há um número elevado de incêndios ambientais, seja pela topografia ou pelo vento. Esse equipamento de proteção individual que foi adquirido permitirá que o nosso bombeiro faça o atendimento com mais segurança”, ressalta o comandante do 11º Grupamento.
O major disse ainda que em outubro o 11º Grupamento completará um ano de existência e que pretende coroar este momento com conquistas, além de manter a unidade de Apucarana como referência dentro da corporação.
O deputado estadual Arilson Chiorato colocou o seu mandato à disposição da corporação e assumiu o compromisso de destinar uma emenda para o 11º Grupamento. “Reconheço o trabalho e o respeito que o Corpo de Bombeiros tem junto à população e, por isso, coloco o meu mandato à disposição”, enfatiza.