O 11º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, localizado em Apucarana, realizou troca de comando nesta sexta-feira (22/03). Em solenidade realizada no Quartel Central, o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Samuel Prestes, empossou ao cargo Major André Lopes de Oliveira, que chega de Ponta Grossa. Ele substitui o Major Rodrigo Massayuki Nakamura, que foi transferido para o 3º GB/CCB, em Londrina.
O evento, que contou com oficiais bombeiros de várias cidades do Paraná, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), major Roberto Cardoso, do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro, tenente-coronel Alexandre Colombo, foi prestigiado por diversas autoridades locais e regionais, entre elas, o prefeito de Apucarana Júnior da Femac. “Desejo boas-vindas ao major André Lopes e sua família. Apucarana é uma cidade acolhedora e carinhosa com todos que se colocam a serviço da população. Ao major Nakamura, também desejando sucesso na sua nova missão, deixo o mais profundo agradecimento pelo trabalho desempenhado à frente do nosso grupamento de Bombeiros, sempre com muita competência técnica e diálogo”, observou o prefeito, enaltecendo a profissão de bombeiro. “Vocês são anjos da guarda. Aos militares estaduais, tanto da polícia quanto do Corpo de Bombeiros, todo nosso reconhecimento. Contem sempre com todo o apoio do Município de Apucarana no atendimento de suas demandas”, disse Júnior.
Após receber uma machadinha (objeto símbolo do Corpo de Bombeiros), como recordação de passagem pelo comando da unidade em Apucarana, Major Nakamura afirmou que viveu intensamente os quase seis meses que respondeu pelo cargo. “Quero agradecer ao prefeito Júnior da Femac, a Apucarana e toda a região do Vale do Ivaí onde encontrei apoio incondicional. À minha família, aos oficiais e toda a tropa deste grupamento, cada bombeiro e bombeira meu muito obrigado pela dedicação em salvar vidas, prevenir incêndios. Certamente ao dispensarem a mesma lealdade ao Major André Lopes, ele também terá grandes frutos”, disse Nakamura. Um dos principais trabalhos realizados pelo major em Apucarana foi a condução da elevação da unidade de 4º Subgrupamento para 11º Grupamento, o que na prática facilita a obtenção de mais investimentos tanto em veículos e equipamentos, ampliação da infraestrutura, quanto contratação de mais contingente.
Vindo de Ponta Grossa, onde iniciou sua carreira em 1996 como soldado, Major André Lopes afirmou que seu comando será regido pela bandeira da integração. “Este será o principal lema do meu trabalho aqui em Apucarana, fazendo com que a população tenha serviços cada vez melhores por parte do Corpo de Bombeiros”, disse.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Samuel Prestes, parabenizou o trabalho do Major Nakamura, classificando sua passagem como de “atuação suave, serena e firme” e enalteceu o aceite em comandar a unidade de Apucarana por parte do Major Lopes. “Pode contar conosco em Curitiba para tudo que precisar”, observou. Ele também aproveitou o ato para relatar alguns projetos que pretende viabilizar à frente do comando-geral, como diminuição da burocracia para a aprovação de projetos e emissão de certificado dos bombeiros, que devem ganhar agilidade com a implantação de serviços digitais e plataformas online. Com auxílio do ex-prefeito de Apucarana e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, Coronel Prestes também anunciou que está em trâmite projeto de renovação da frota de ambulâncias dos Bombeiros. “Temos muito trabalho pela frente, mas com o apoio dos municípios, como temos aqui em Apucarana e região, tenho a certeza de que teremos sucesso”, assinalou o comandante.