Com sessenta pequenos empreendedores inscritos, teve início na noite desta quinta-feira (21), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, a 13ª turma de capacitação empresarial do Programa Bom Negócio Paraná. Voltada a empreendedores já formalizados ou para quem pretende abrir um micro ou pequeno negócio, a iniciativa é uma parceria da Fomento Paraná, Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Apucarana, Campus Apucarana da Unespar, Sebrae-Apucarana e Sala do Empreendedor de Apucarana.
“Mais uma vez estamos satisfeitos com a procura pela capacitação. E isso comprova que as pessoas estão compreendo a necessidade de buscar conhecimento gerencial para que seu empreendimento tenha maiores chances de prosperar”, assinalou o prefeito Junior da Femac, ao acompanhar a aula inaugural do curso.
Conforme enalteceu Junior, essa é comprovadamente uma experiência de sucesso. “As mudanças estão acontecendo de forma rápida e todos precisam se preparar e se atualizar de forma constante”. As doze turmas anteriores do Bom Negócio Paraná capacitaram quase oitocentos micros empreendedores.
O secretário de indústria e comércio de Apucarana, Édson Peres Estrope, destacou que as pessoas estão mais conscientes de que precisam de orientação especializada para gerenciar seus negócios. “Infelizmente, está comprovado que a falta de conhecimento na gestão é o fator que mais gera falências”, alertou o secretário. “Em Apucarana nossos empreendedores estão provando que é possível e necessário mudarmos esta mentalidade”, pontuou Estrope.
A aula inaugural do curso também foi prestigiada pelo diretor da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes. Ele disse a Unespar mantém uma parceria consistente com a Prefeitura de Apucarana. “Temos muita confiança no Bom Negócio Paraná, que é uma iniciativa muito positiva e que dá suporte para iniciar os novos empreendimentos”, afirmou Gomes.
Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores que concluem o curso, o acesso a empréstimos pelo Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná, com taxas de juros consideradas uma das mais baixas do país. “O micro ou pequeno empreendedor, com a certificação do curso, consegue captar recursos com juros reduzidos, pois os agentes financeiros entendem que a probabilidade com a capacitação de o negócio dar certo é muito maior”, reforçou o secretário de indústria e comércio.
De acordo com a consultora do Programa Bom Negócio Paraná, Cecília Werneck, o curso terá 66 horas/aula, distribuídas três vezes por semana. “É um curso rápido e dinâmico, com duração de cerca de dois meses, com aulas às segundas, terças e quartas, sempre das 19 às 22 horas”, detalha Werneck. Entre os módulos que serão ministrados estão gestão de negócios, comercial, financeira, estratégica e de pessoas. “Aqui em Apucarana, nós teremos um módulo especial sobre licitações, para que os pequenos empreendedores saibam dos benefícios de participar das compras públicas”, concluiu Werneck.
Serviço – Nesta nova turma ainda é possível se inscrever, nesta segunda-feira (25/03). Mais informações e inscrições para o Bom Negócio Paraná podem ser obtidas na Sala do Empreendedor, localizada no térreo da Prefeitura de Apucarana, ou pelo telefone 3423-3028.