A Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Apucarana promove neste dia 27 de outubro, no Centro da Juventude Alex Mazaron, um encontro ecumênico comemorativo ao Dia Nacional da Juventude 2019 (DNJ). Celebrado durante o mês de Outubro pelas Dioceses do Brasil, este ano o tema em debate é “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e lema “Em vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em comunhão com a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).
O evento local, que conta com apoio da Prefeitura de Apucarana, espera reunir mais de 600 jovens da cidade e região. Detalhes da programação, que é aberta a jovens de todas as denominações religiosas, foram repassados ao prefeito Júnior da Femac nesta segunda-feira (07/10) em reunião no gabinete municipal, pelo coordenador diocesano da Juventude, Rafael Henrique da Silva Ferreira.
A concentração dos participantes vai ter início às 8 horas na Paróquia Cristo Rei, localizada no Jardim Diamantina. Em seguida, uma missa em homenagem à juventude será ministrada pelo pároco Rui Fernando de Oliveira Santos. “Estamos convidando a todos os grupos de base da nossa diocese para estarem presentes, mas o mesmo convite é extensivo aos jovens em geral, que estão nos colégios, nas faculdades, no mercado de trabalho, independente do carisma, para estarem conosco neste evento, que visa celebrar esta data que é muito importante para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade”, destaca Rafael Henrique, da Pastoral da Juventude.
Após a missa, os jovens seguem em caminhada até o Centro da Juventude de Apucarana, onde a programação terá sequência. “Teremos oficinas de formação dentro da temática central do evento – Juventude e Políticas Públicas – que é um assunto discutido também dentro da Campanha da Fraternidade 2019, além de muitas atividades recreativas e momento de confissão aos jovens católicos que tiverem interesse”, detalha Rafael. O evento também contará com praça de alimentação. “O encerramento será com show da “Banda Mais Bonita da Cidade”, de renome nacional”, anuncia o coordenador da Juventude católica.
Para o prefeito Júnior da Femac “é uma honra para a cidade sediar o encontro”. “Hoje em dia muitas coisas são oferecidas a nossa Juventude e, infelizmente, nem todas são positivas. Fui membro da Pastoral da Juventude e, por três anos, fui representante junto à comissão nacional. Foram anos muito importantes na minha formação, período onde absorvi muito aprendizado e uma visão diferenciada sobre o Brasil, aprendendo muito sobre os potenciais e necessidades de cada região”, afirma o prefeito. “Também foi no grupo de jovens que conheci minha esposa Carmem. Quem participa das atividades da Pastoral da Juventude só tem contato com acontecimentos positivos, que agregam coisas boas para a vida toda”, recomenda Júnior.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas e que evidenciou que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada.
Serviço – Mais informações sobre as atividades comemorativas ao Dia Nacional da Juventude que serão realizadas no Centro da Juventude de Apucarana no dia 27 de outubro podem ser obtidas pela rede social www.facebook.com/pjapucarana ou pelo telefone celular (43) 99814-3266, com o coordenador diocesano da Juventude, Rafael Henrique da Silva Ferreira.