O Cine Teatro Fênix ficou lotado, na noite de ontem (1/8), durante a segunda edição da Escola de Pais da rede municipal de Apucarana. Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra, ministrada pelo psicólogo e pedagogo Dione César Vojivoda, do Instituto Áquila, sobre a importância do reconhecimento e da gestão das emoções.

A Escola de Pais é um projeto da Autarquia Municipal de Educação que visa fortalecer o vínculo entre as unidades de ensino e as famílias dos estudantes. “Diversos estudos científicos já comprovaram que as crianças aprendem muito melhor e desenvolvem-se de maneira mais saudável quando seus professores e seus pais mantêm uma boa relação. Neste sentido, o nosso intuito é promover encontros bimestrais entre os docentes e as famílias, por meio dos quais eles possam partilhar informações e trocar experiências sobre os desafios e as alegrias de se educar uma criança,” detalhou a secretária Marli Fernandes.

Para o prefeito Junior da Femac, o tema abordado na segunda edição da Escola de Pais é bastante pertinente. “As crianças observam e imitam os comportamentos dos seus irmãos, pais, avós, professores e demais adultos com quem convivem. Então, aprender a reconhecer e a gerir as próprias emoções é importante para que possamos oferecer um referencial adequado aos nossos filhos e estudantes. Parabéns à equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação pelo desenvolvimento deste projeto na rede municipal de Apucarana”, disse.

“Uma das maiores dificuldades do indivíduo atualmente é conseguir parar por alguns momentos e olhar para dentro de si, avaliando seus pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados. O autoconhecimento é fundamental para o ser humano. Uma criança que têm um adulto forte ao seu lado, capaz de reconhecer e autorregular as próprias emoções, certamente terá um futuro brilhante,” completou o diretor do Instituto Áquila, Dione César Vojivoda.

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, o vídeo da segunda edição da Escola de Pais está disponível por meio do canal da Autarquia Municipal de Educação no YouTube.