A Prefeitura de Apucarana deu iniciou nesta quarta-feira (02/08) ao alargamento da Rua Bandeirantes, em trecho de 200 metros lineares entre as ruas Osório Ribas de Paula e Talita Bresolin, nas imediações do Cemitério Municipal da Saudade. Com a intervenção viária, a via passará dos atuais 6 metros para 9 metros de largura.

Além de ampliar a mobilidade urbana na região, que é um eixo que teve significativo crescimento comercial nos últimos anos, a obra possibilitará a criação de cerca de 40 vagas de estacionamento. “É Apucarana avançando a cada dia. Peço paciência aos apucaranenses. É um serviço que vai durar alguns dias e exige grande movimentação de maquinários e operários que, sem dúvidas, causa um transtorno na rotina diária de todos que transitam aqui nesta parte do centro de Apucarana, mas é algo transitório que vai gerar um bem maior e duradouro”, assinalou o prefeito, que durante a vistoria técnica à obra conversou com comerciantes e populares

A projeção é que os trabalhos estejam concluídos até o final da próxima semana. “Este serviço começou a ser pensado em fevereiro deste ano e faz parte de um planejamento que visa proporcionar maior fluidez e segurança ao trânsito no município. Além de ampliar a mobilidade, com esta obra estaremos criando dezenas de vagas de estacionamento e ajudando de forma direta aos pacientes renais que utilizam as clínicas neste local, uma vez que algumas vagas serão de uso exclusivo de pacientes em tratamento na Clínica do Rim de Apucarana”, explicou o prefeito Júnior da Femac.

A intervenção viária prevê ainda a construção de calçada nova em todo o trajeto remodelado. “Muitos apucaranenses passam por este trecho em suas caminhadas diárias. Com o novo passeio, que terá 2,5 metros de largura, as pessoas terão um ganho muito grande em acessibilidade”, anuncia o prefeito.

A execução do projeto é realizada com a utilização de maquinários e operários do próprio município. A primeira etapa, que teve início nesta quarta-feira, consiste na remoção de parte da calçada às margens do cemitério municipal. “A recomposição do asfalto será feita por uma empreiteira terceirizada, dentro de contrato já firmado com o Município”, esclarece Helligtonn Gomes Martins (Tom), superintendente municipal de Serviços Públicos.

As novas vagas de estacionamento, explica ele, serão implantadas no formato perpendicular, popularmente conhecidas como “espinha de peixe”. “Este projeto acompanha o mesmo modelo do executado na rua de cima (Rua Professor Erasto Gaertner) a partir do funcionamento do Espaço das Feiras”, explica Tom. De acordo com ele, a prefeitura também vai promover a rearborização urbana do trecho. “Para este alargamento foi necessária a remoção de algumas árvores, por isso vamos, em todo o trajeto remodelado, promover o replantio com cerejeiras-ornamentais, que são árvores próprias para o meio urbano”, diz Hellingtonn Martins, superintendente de Serviços Públicos.