Os cinco postos de vacinação contra a Covid-19 em Apucarana estão registrando grande movimentação nesta manhã de sábado (10). Até as 10 horas já tinham sido imunizadas perto de mil pessoas entre as de 66 anos na primeira dose, e as de 78 anos e 79 anos na segunda dose.
A vacinação segue até as 17 no Complexo Esportivo Lagão pelo sistema drive-thru e para quem chega a pé dentro do ginásio e até as 15h30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; Pedro Barreto, e no distrito da Vila Reis.
É preciso destacar que a vacinação das pessoas de 66 anos está acontecendo hoje (sábado) somente no Lagoão. Ontem (9) a imunização foi para os apucaranenses de 67 anos, quando o dia fechou com 932 doses aplicadas.
O prefeito Junior da Femac reforça que a cronograma de imunização contra a Covid segue amanhã (11). “É o dia de vacinar quem tem 65 anos e ainda neste domingo é possível aplicar a segunda doses aos idosos de 78 e 79 anos”, informa o prefeito.
Na segunda-feira a vacinação segue para aquelas pessoas que estão dentro das idades anunciadas para o final de semana mas que ainda não puderam se vacinar. Tanto no domingo quanto na segunda-feira o atendimento será realizado somente no Lagoão, no horário de 8h30 e 17 horas.
O prefeito Junior da Femac lembra ainda da Campanha Vacina Solidária. É uma iniciativa que visa arrecadar alimentos não perecíveis junto as pessoas que comparecem aos postos de vacinação. A doação é de forma espontânea, sem a obrigatoriedade de participar. “O que for arrecadado será repassado pela Secretaria de Assistência Social às famílias e entidades sociais”, explica Junior da Femac.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, reforça a orientação sobre a documentação que deve ser apresentada no momento da vacinação. É necessário o cartão do SUS ou CPF e um documento com foto. Para que vai tomar a segunda dose ainda é preciso levar a carteirinha de vacinação onde está registrada a aplicação da primeira dose.