Quinze composições de várias cidades do Paraná participam neste dia 16 de outubro (um domingo), a partir das 13h30, na Rua Talita Bresolin, junto ao Espaço das Feiras de Apucarana, do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras 2022. Os detalhes finais da organização do evento, que é uma realização da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras (LPBF) em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), foram tratados nesta terça-feira (04/10) em reunião no gabinete municipal.

Além do prefeito Júnior da Femac, participaram do momento a secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba, o representante regional da LPBF, maestro Graziani Moraes e o diretor do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, professor Diego Fávaro, que é um dos padrinhos do evento na cidade. “É Apucarana retomando com força sua agenda positiva após um período muito difícil para todos os segmentos, que foi a pandemia. A promoção da cultura é uma de nossas prioridades e este campeonato vai oportunizar à nossa população um momento de grande festa. As bandas e fanfarras são corporações musicais que encantam e emocionam. Desde já convido todas as famílias de Apucarana e região para prestigiar este grande evento estadual em nossa cidade”, disse o prefeito Júnior da Femac.

O campeonato marca a retomada da agenda presencial da liga paranaense no pós-pandemia. “O último campeonato estadual, realizado em setembro de 2019, também aconteceu em Apucarana e será uma alegria receber a todos novamente”, afirmou o prefeito, agradecendo ao apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), que dará suporte ao evento cedendo os colégios estaduais Nilo Cairo e Cerávolo como base de apoio aos grupos participantes.

As 15 corporações que efetivaram inscrição são de várias regiões do Paraná, oriundas de municípios como São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá e Londrina. “Serão apresentações dentro de um repertório técnico, mas com músicas belíssimas”, pontua maestro Graziani Moraes. Segundo ele, o campeonato estadual em Apucarana é classificatório para a etapa nacional. “Garantem classificação as duas melhores corporações por categoria, sendo que se a corporação for a única inscrita em sua categoria ela precisa obter uma pontuação específica para conquistar o direito de ir ao campeonato brasileiro”, explicou Moraes.

O campeonato estadual, complementou o representante regional da LPBF, tem por objetivo a promoção do intercâmbio entre os integrantes, incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo necessários à formação integral do cidadão e estimular a criação de bandas e fanfarras.