Apucarana renova sinalização horizontal de ruas e avenidas

O investimento que atende diversos pontos da cidade, dos bairros ao centro, é feito com recursos arrecadados com as notificações e multas de trânsito (Foto: Profeta/Edson Denobi)

{"autoplay":"false","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Nos últimos dois meses, Apucarana renovou cerca de 7 mil metros quadrados da sinalização horizontal de trânsito. Os serviços, realizados por uma empresa especializada contratada pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), atendem a cidade dos bairros ao centro em vias que receberam asfalto novo ou outras melhorias, como recape, reperfilamento ou aplicação de lama asfáltica.

Também são atendidos a Zona Azul e trechos cuja sinalização apresenta desgaste pela ação do tempo. Entre as sinalizações renovadas estão marcações de faixas de pedestre, rotatórias, vagas de estacionamento, paradas obrigatórias, entre outras. O prefeito em exercício, Júnior da Femac, que acompanha de perto a execução dos trabalhos, lembra que quando a gestão Beto Preto assumiu a cidade, em 2013, a maioria das ruas não apresentava nem mesmo a sinalização mínima necessária. “Não é preciso falar muito sobre como era e como é hoje. Quem vive a cidade sabe das mudanças. Nestes seis anos avançamos bastante, promovendo gradativamente a melhoria tanto da sinalização horizontal e vertical, quanto do fluxo do trânsito dos bairros ao centro. Mas não podemos parar. O desenvolvimento é sempre dinâmico e por isso a prefeitura está sempre ativa para realizar as mudanças e melhorias necessárias”, destaca Júnior.

O investimento total do contrato é de cerca de R$212 mil. “A empresa já cumpriu 75% do contrato e já determinei ao Idepplan que realize nova licitação para que os serviços tenham sempre continuidade”, diz o prefeito.
Outros serviços realizados recentemente pela empresa atenderam as imediações das escolas e centros municipais de educação infantil (CMEI’s). “Tendo em vista a volta às aulas, solicitei a renovação de toda a sinalização horizontal de trânsito em todos esses estabelecimentos para uma maior segurança de nossas crianças”, conta Júnior.

Os trabalhos têm acompanhamento técnico da Superintendência de Trânsito, Transporte e Segurança, que elabora os projetos por intermédio do Departamento de Tráfego, sob responsabilidade de João Victor Scarlatto. “O prefeito Júnior já determinou também investimentos no reforço da sinalização vertical, com a aquisição de cerca de 160 placas para atender sobretudo a área da Zona Azul em pontos de paradas obrigatórias, carga e descarga, estacionamento exclusivo para motos, entre outras orientações”, relata o superintendente Carlos Mendes. De acordo com ele, o processo está em fase de orçamento e também será custeado com recursos oriundos das notificações e multas de trânsito. “Lembrando que entre estas placas também vai estar a do estacionamento para pessoa com transtorno de espectro autista, previsto em lei municipal. Dentro da área da Zona Azul vamos demarcar 1% das vagas para atender a este público”, revela Mendes.

Ainda em relação as melhoria da sinalização horizontal e vertical, o superintendente do Idepplan conta que, atendendo a reivindicação do Município, a CCR Rodonorte deve executar em breve ações no trecho de sua responsabilidade na Avenida Minas Gerais, entre o Estádio Municipal Olímpio Barreto e Avenida Curitiba. “Esta semana mesmo já obtive uma resposta positiva e a empresa se comprometeu a executar a complementação da sinalização em diversos acessos ao longo deste trecho”, conta Mendes, salientando que a intervenção deverá resolver inúmeros pontos que hoje são muito cobrados pela população. “Ponderamos com a Rodonorte todas essas reivindicações, que agora devem ser atendidas a curto prazo”, conclui o superintendente.

Compartilhe