Apucarana se destacou na 4ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP) que, neste ano, teve como tema “Trabalho: o município promove, o estado Avança”. A solenidade de premiação foi realizada na noite desta segunda-feira (12), no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, com a presença de deputados, secretários de estado, prefeitos e secretários municipais.
Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o prêmio valoriza e incentiva iniciativas de gestores públicos que trazem como resultado a melhoria da qualidade de vida da população e que servem de exemplo para todos os municípios paranaenses. “Osucesso desse trabalho reflete a dedicação dos auditores de todo o estado, que analisam criteriosamente a implementação de boas idéias”, argumenta o presidente do Sindafep, José Carlos Carvalho.
Nesta edição foram inscritos 123 projetos nas áreas de gestão ambiental, saúde, educação, segurança pública, economia, assistência social, agricultura, cultura, administração, entre outras áreas de atuação governamental. Quarenta e sete projetos foram selecionados como finalistas pela comissão julgadora, integrada por auditores fiscais do Estado.
A premiação de maior destaque desta 4ª edição do prêmio foi para o município de Apucarana. O prefeito Beto Preto recebeu o troféu “Prêmio Gestor Público Especial”, pelo projeto “Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino”. E o Programa Terra Forte, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Agricultura, também foi premiado na categoria de projetos voltados para a agricultura.
O prefeito Beto Preto diz que foi uma honra para Apucarana e também para a sua gestão, ter estes dois programas contemplados no renomado prêmio do Sindafep. “A avaliação no concurso é bastante rigorosa e isso valorizou ainda mais os nossos programas e os resultados alcançados”, salientou Beto Preto.
Denize Canesin Machado, da Secretaria da Mulher; e Luiz Porto, da Secretaria da Agricultura, relataram que após a inscrição dos programas houve um rigoroso processo de checagem. “Isso ocorreu durante algumas semanas com auditores aferindo os programas com os gestores e com as pessoas participantes ou beneficiadas”, assinala Denize Canesin.
Luiz Porto lembra que ele e técnicos do “Terra Forte” foram sabatinados durante três horas por seis auditores do Sindafep, em evento de avaliação realizado em Maringá. “Os auditores também visitaram proprietários rurais que aderiram ao Terra Forte e as áreas de fruticultura formadas através do programa”, relatou Porto.
Economia Solidária viabiliza trabalho, emprego e renda
Apucarana criou a Lei Municipal da Economia Solidária, incentivando a participação de mulheres em grupos de produção coletiva. Organizadas em rede, elas criaram diversos empreendimentos, abrindo alternativas de trabalho, emprego e renda. Com o apoio do Município foi viabilizado um centro de comercialização dos produtos, que também chegam aos consumidores através de feiras. As participantes são oriundas de diversos bairros e os grupos são capacitados tendo como foco o processo de autonomia e empoderamento feminino. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, com o apoio do Conselho Municipal de Economia Solidária e de diversas instituições.
Terra Forte contempla agriculturafamiliar e enriquece merenda escolar
O “Terra Forte” contempla a agricultura familiar. Os produtores rurais assinam termos de cooperação técnica com o Município, visando à fertilização do solo. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, compra os insumos (calcário e fosfato) necessários para o desenvolvimento da atividade e os repassa sem custos aos agricultores familiares. Na seqüência são entregues mudas selecionadas de diversas variedades, além da disponibilização de assistência técnica especializada.
Em contrapartida aos incentivos recebidos, cada produtor entrega parte da sua produção ao Município, contribuindo para enriquecer o cardápio da merenda escolar em toda a rede municipal. O programa já viabilizou o cultivo de uva, maracujá, goiaba, morango, figo, caqui, banana e manga. A partir de 2017 será incorporado o abacate e a temóia.