Apucarana prepara mais um Dia do Desafio

Com temática central no ciclismo, o evento do dia 29 de maio já tem um cronograma inicial de atividades, que estarão concentradas na Praça Rui Barbosa (Foto: Guto Marques)

{"autoplay":"false","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Com a presença de representantes da Prefeitura de Apucarana, forças de segurança, escolas, faculdades, academias e clubes de serviço, dentre outras entidades da sociedade civil, o Sesc Apucarana realizou nesta terça-feira, em sua sede, reunião de organização de mais uma edição do Dia do Desafio (Challenge Day), que neste ano acontece dia 29 de maio com o mote: “o melhor exercício é aquele que você gosta”. Conforme o novo formato do evento mundial, que no ano passado fixou desafio trienal (2018-2020), Apucarana vai competir mais uma vez com a cidade paulista Santana do Parnaíba.

Com temática central no ciclismo, o evento já tem um cronograma inicial de atividades, que estarão concentradas na Praça Rui Barbosa. “Ao longo de todo o dia estaremos presentes na praça em um palco com sonorização, coordenando as ações”, anunciou Andréia Rinaldo, gerente do Sesc Apucarana. No local está previsto a realização da atividade chamada “Brechó Social – cabide solidário”, onde as pessoas poderão tanto fazer suas doações, como retirar peças que precisem. “Às 13h30 vamos iniciar um baile com a terceira idade, às 19 horas aulão de zumba e, às 20 horas, passeio ciclístico”, informou Andréia.

Grupos de pessoas, empresas, escolas, faculdades, academias e outras instituições que desejem participar do Dia do Desafio devem enviar suas atividades até o dia 20 de maio para o e-mail sac.apucarana@sescpr.combr ou para o whatsApp 99973-8383, contendo o nome da ação, local a ser realizado, previsão de pessoas, responsável pela ação (celular e e-mail). “E no dia da realização, o responsável pela atividade deverá encaminhar foto para o mesmo WhatsApp, comprovando a participação. Material que será disponibilizado no facebook na página “Todos Juntos em Apuca” e no site oficial da Prefeitura de Apucarana e será fundamental para a contabilização do número de participantes, visando vencermos mais uma vez a competição”, relatou a gerente do Sesc Apucarana.

Representando o prefeito Júnior da Femac, as secretárias Jossuela Pinheiro (Esportes e Juventude) e Maria Agar Borba Ferreira (Promoção Artística, Cultural e Turística), participaram da reunião. “Sozinhos, Sesc e Prefeitura não dão conta de realizar o Dia do Desafio. A parceria de todos vocês é fundamental para o sucesso e não tenho dúvidas de que, juntos, vamos realizar mais um grande evento, mobilizando as pessoas para uma vida mais saudável e ainda praticando a solidariedade, através do brechó social”, disse Jossuela.

Com abrangência mundial, o objetivo do Dia do Desafio é incentivar as pessoas a driblar a inatividade, convidando a pararem com a rotina do dia a dia praticando uma atividade física durante pelo menos 15 minutos consecutivos. Em uma disputa saudável, cidades de porte populacional semelhantes são colocadas como competidoras. Vence aquela que consegue, proporcionalmente, movimentar o maior número de habitantes. “Importante salientar que o Dia do Desafio só acontece em uma cidade quando o prefeito assina o compromisso, a inscrição. Então diante do apoio da Prefeitura de Apucarana, o Sesc, em parceria com todos vocês, está tendo a oportunidade de organizar a vigésima primeira edição em nossa cidade”, confirmou Andréia.

Ela relata que no ano passado Apucarana venceu por uma pequena diferença. “Tivemos greve dos caminhoneiros, precisamos alterar a data, e mobilizamos 48% da população, contra 46% da concorrente. Tenho a certeza de que neste ano, Santana do Parnaíba estuda novas estratégias e vai querer reverter o resultado”, pontuou a gerente do Sesc.

Após dois vídeos motivacionais, Andréia chamou a atenção para a importância da atividade física. “Devido ao sedentarismo, vivemos um cenário alarmante. Estudo projeta que a atual geração viva até cinco anos a menos do que a sua geração anterior. Um dado que reforça ainda mais a importância de eventos como o Dia do Desafio, que incentiva as pessoas a mudarem seus hábitos, levando a atividade física para todos os dias do ano”, observou.

Como é – Para participar do Dia do Desafio vale todo o tipo de atividade física, desde os exercícios tradicionais, caminhada, corrida, prática de esportes, até mesmo 15 minutos lavando roupa, louça, varrendo ou encerando a casa, entre outros. As comunidades podem organizar ainda mutirões de limpeza, de doação de agasalhos, alimentos. Após concluir a atividade, a pessoa deverá registrar participação enviando mensagem com foto da atividade (só no dia 29 de maio) para o WhatsApp 99973-8383.

Compartilhe