Durante o primeiro semestre de 2020, a Prefeitura de Apucarana pagou um total de R$ 10.054.272,66 (dez milhões, cinquenta e quatro mil, duzentos e setenta e dois reais e sessenta e seis centavos). O levantamento foi concluído nesta quinta-feira (02/07) pela secretária da fazenda, Sueli Pereira, e entregue ao prefeito Junior da Femac.
Segundo o prefeito, esse valor representa um gasto de R$ 55 mil a cada dia deste primeiro semestre de 2020. “São dívidas de encargos sociais, de precatórios trabalhistas e também de fornecedores e prestadores de serviços. Dívidas feitas por gestões temerárias, anteriores à gestão Beto Preto”, assinala.
Junior da Femac pondera que Apucarana trava um embate diário para se desenvolver, mas nessa luta carrega o peso dessas dívidas. “Mesmo com a dificuldade criada por antecessores, isso não tira o nosso ânimo. Porém, é importante que os apucaranenses saibam que boa parte do dinheiro dos seus impostos no IPTU, IPVA e ICMS, que poderia estar sendo aplicado em mais obras, na saúde, na educação e na assistência social, está sendo usado para pagar dívidas de gestores irresponsáveis”, comentou.
O prefeito explica que essas dívidas são automaticamente descontadas das receitas a que o município tem direito, citando como exemplo as cotas mensais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já vem com valores substanciais abatidos. “Esse dinheiro dos tributos, que é resultante do esforço dos trabalhadores e dos empresários, acaba indo pro ralo, por que está amortizando encargos sociais e serviços que deveriam ter sido pagos em gestões anteriores”, critica Junior da Femac.
Somado ao rombo causado pelos precatórios, o prefeito revela que, como consequência dos efeitos da pandemia do coronavírus na economia, o Município vem sentindo uma perda de aproximadamente 30% na sua arrecadação nos últimos meses.
Mesmo diante destas dificuldades, o prefeito Junior da Femac reitera seu compromisso com a sustentabilidade econômica e financeira do Município. “Desde 2013 a gestão Beto Preto vem pagando rigorosamente em dia os salários dos servidores – incluindo os encargos sociais -, e também os fornecedores, sempre agindo com transparência, rigor nas licitações e muito planejamento”, pontua Junior, assinalando que o saldo de obras e programas tem sido significativo, na infraestrutura urbana, educação, saúde, agricultura, assistência social, esportes e outras áreas da municipalidade.