Principal projeto dentro da política de expansão industrial da atual gestão municipal, o prefeito Beto Preto autorizou nesta sexta-feira (23/02), em ato oficial no gabinete municipal, o início da licitação que visa definir uma empresa especializada para estruturar o Parque Industrial da Juruba. A primeira etapa do empreendimento, projetado para 237 lotes com metragens entre mil e dois mil metros quadrados, consiste na liberação de 31 lotes. O investimento previsto para esta fase inicial é de R$568 mil com recursos do próprio município. Já a estimativa da prefeitura para a estruturação completa do parque – que será feita em quatro etapas – é de que serão necessários cerca de R$10 milhões.
“Este parque industrial vai impulsionar ainda mais o potencial econômico de Apucarana e, consequentemente, a geração de emprego e renda para nossas famílias”, disse o prefeito Beto Preto. De acordo com ele, ao contrário do que ocorreu em um passado recente, “a cidade conta hoje com o trabalho de uma administração municipal que não quer atrapalhar a vida dos empresários, mas juntar forças para que Apucarana se desenvolva ainda mais”. “A prefeitura tem realizado várias iniciativas no sentido de apoiar o setor produtivo, como o desenvolvimento do maior programa de cursos profissionalizantes do Paraná, onde nos últimos cinco anos capacitamos 20% dos trabalhadores, fizemos o novo plano diretor, que incentivou a construção civil, formalizamos empresas do vestuário, e agora estamos lançando este novo parque, que vai expandir a industrialização na cidade”, disse o prefeito.
O Parque Industrial da Juruba será construído no conceito de Cidade Industrial e está sendo implantado em um terreno de 23 alqueires junto à BR-376, na região Sul de Apucarana. Com área total de 556 mil metros quadrados, o terreno fazia parte da Fazenda Juruba. O parque será dotado de água, esgoto, energia elétrica compatível com atividades industriais, rede telefônica e de fibra ótica, iluminação e pavimentação asfáltica. “Como diferencial, o novo parque industrial está projetado para contar com uma praça de serviços com espaço para instalação de postos de atendimento bancário, lotérica, escritórios de parceiros como UTFPR, Sebrae, Sesi/Senai, Senac, posto de atendimento da prefeitura, entre outros serviços ligados ao setor industrial. Além da possibilidade de receber um restaurante coletivo”, informou o prefeito Beto Preto. No que tange a mobilidade, ele explicou que serão ruas largas (entre 12 e 15 metros) para manobras de caminhões e carretas, além de prever rotatórias, calçadas, entre outros equipamentos.
O evento contou com a participação de empresários e vereadores, que parabenizaram a prefeitura pelo projeto. “No Parque Industrial Zona Norte fui o primeiro a colocar um tijolo sobre o outro. Juntamente com os demais empresários de lá, sofri por muitos anos a espera pela chegada da pavimentação, por isto quero enaltecer o pensamento do atual prefeito que vai entregar um parque industrial já estruturado, o que é um incentivo muito grande para o investidor se instalar”, pontuou o empresário Sérgio Biazze.
Além do crescimento econômico, o presidente da Associação Empresarial do Distrito Industrial Sul de Apucarana, empresário Adan Lenharo, frisou a geração de novos empregos para a cidade. “Louvável esta iniciativa da prefeitura, que abre novas oportunidades de crescimento”, disse Lenharo. Opinião que foi avalizada pelo empresário Armando Boscardin. “O maior trabalho social que uma autoridade pode fazer é oferecer emprego, simplesmente doar não leva nada a ninguém. Gerar emprego é trabalho social permanente. Apoiar e atrair indústrias também aumenta a arrecadação e contribui para a prefeitura executar as obras que Apucarana necessita. Parabéns ao prefeito Beto Preto pelo projeto deste novo parque industrial”, declarou Boscardin.
O vice-presidente para Assuntos da Indústria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello, que no ato representou o presidente da entidade, Jaime Leonel, avaliou que o novo parque industrial é a oportunidade que os empresários pedem há tempos. “Apucarana precisa muito de mais espaço para crescimento industrial e esse parque certamente preenche essa necessidade”, disse. Outra autoridade que declarou apoio ao projeto foi o diretor-geral do campus Apucarana da UTFPR, professor Marcelo Ferreira da Silva. “A prefeitura pode contar conosco. Através dos nossos cursos queremos ser parceiros e contribuir muito com o desenvolvimento desta iniciativa”, anunciou Silva.
O planejamento municipal foi o destaque do vice-prefeito Júnior da Femac. “A diferença desta administração municipal com as demais, é de que tudo que é anunciado é fruto de planejamento. Nada é dito ou feito à toa. O terreno está legalizado e pago, com projetos e autorização ambiental concedida”, anunciou Júnior, enfatizando ainda que nas proximidades do parque estão sendo construídos projetos habitacionais, como o residencial Fariz Gebrim. “Outra ação planejada. Certamente muitos dos futuros moradores vão encontrar trabalho no parque industrial e com isto o deslocamento casa-trabalho será feito de forma tranquila”, exemplificou Femac.
Além de empresários e dos vereadores Lucas Leugi, José Airton “Deco” de Araújo, Antônio Carlos “Sidrin”, Gentil Pereira, Francisley “Poim” Godoi, Luciano Molina, Antônio Marques da Silva (Marcos da Vila Reis) e Márcia Sousa, a solenidade contou com a presença de representantes de associações, como Carmen Lúcia Izquierdo Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindccon), Elisabete Ardigo, presidente o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale) e Edem Corbacho, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana.
Clique e ouça esta matéria
Beto Preto- prefeito de Apucarana
Armando Boscardin- empresário