A Prefeitura de Apucarana vai investir R$ 1,1 milhão na execução de obras em três unidades de ensino. Os contemplados neste pacote são o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cosap, na Vila Operária, a Escola Municipal Augusto Weyand, no Jardim Tibagi, e a Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira, no Núcleo Djalma Mendes.
No final da tarde de sexta-feira (20), o prefeito Junior da Femac assinou ordem de serviço para a demolição dos alambrados e a construção de muros de alvenaria no entorno do CMEI Cosap. Calçadas também serão edificadas ligando a Rua dos Trabalhadores à Rua 1º de Maio. A vencedora do processo licitatório foi a Construtora Belas Artes, que receberá R$ 44.423,76 para a execução dos serviços.
“O prédio do Cosap passou recentemente por uma ampla reforma, com direito a troca do telhado, do forro e dos pisos, drenagem do terreno, novas instalações elétricas e hidráulicas, construção de solários e melhorias na cozinha e nos sanitários. A construção dos muros e calçadas vem para complementar a primeira obra,” afirma a superintendente de engenharia da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Elena Favaretto Corbacho.
Com 565 alunos matriculados no momento, a Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira está sendo beneficiada com a ampliação do seu terreno. O município fez um investimento de R$ 1,1 milhão na compra de dez lotes localizados aos fundos da unidade de ensino, onde devem ser construídos um novo refeitório e uma quadra poliesportiva.
O prefeito Junior da Femac deu ordem de serviço, também na sexta-feira, para a demolição das edificações existentes nos lotes, a nivelação dos terrenos e a construção de muros e calçadas. Os serviços serão feitos pela ASS Fênix Construtora Eireli, ao custo de R$ 91.199,98.
“A gestão Beto Preto e Junior da Femac busca garantir que as escolas e creches tenham estrutura e espaço compatíveis com o atendimento dos alunos em período integral. Por isso, desde 2013, foram autorizadas obras em 56 dos 60 prédios da rede municipal. Os projetos contemplam principalmente a ampliação e a adequação dos imóveis às normas atuais do Ministério da Educação, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária,” explica a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
Já na manhã desta segunda-feira (23), o gestor autorizou a abertura de dois processos licitatórios. O primeiro visa à construção de quadra esportiva, arquibancada e vestiários na Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira. O segundo tem por finalidade a reforma da quadra, a instalação de coberturas em policarbonato e a execução de estacionamento na Escola Augusto Weyand. O investimento previsto é da ordem de R$ 947.065,61.
“Considerando que a licitação tem prazo de 60 dias para ficar pronta, nós acreditamos que as duas obras serão finalizadas antes do início do próximo ano letivo. Se quisermos construir um futuro promissor para a cidade, nós temos que investir na educação das crianças. É esse o nosso maior objetivo,” concluiu o prefeito Junior da Femac.