A empresa vencedora da licitação para implantação do primeiro trecho de ciclovias em Apucarana deu início nesta segunda-feira (5) às obras no Parque Industrial Norte. A Construtora Vitorino colocou máquinas para a abertura e terraplanagem de um trecho de 2,7 km, que vai do monumento do “bonezão” até a Facnopar, na divisa com Arapongas.

A via exclusiva para a prática do ciclismo terá revestimento de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) – material durável e de fácil manutenção – ao longo da Avenida Zilda Seixas Amaral e atenderá ao padrão exigido pela legislação de trânsito. A faixa terá com 2,7 metros de largura com sinalização de mão dupla (ida e volta), começa a ser implantada entre a BR-369 e a via marginal do Parque Industrial Norte.

O prefeito Júnior da Femac autorizou nesta sexta-feira (05/02), em ato no gabinete municipal, a licitação dos primeiros 2,7 quilômetros de ciclovia do projeto de integração urbana, iniciativa que visa fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, oferecendo mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes.

O investimento previsto na obra é de cerca de R$ 450 mil, com recursos municipais. Umcentro de apoio ao usuário será criado junto ao bonezão, onde o ciclista vai poder parar para descansar e ter acesso a bicicletário, água, tomada para carregamento de celular e outros equipamentos eletrônicos. “Estamos nos preparando para acomodar uma população maior e para o crescimento, oferecendo mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes”, assinala o prefeito Júnior da Femac.

Conforme justifica ele, o trecho entre o bonezão e a faculdade foi escolhido para dar início ao projeto de ciclovias por ser o percurso mais utilizado pelos “bikeiros” e por ser uma rodovia já duplicada. “Observamos neste trecho um expressivo número de ciclistas e de trabalhadores e, em breve, todos poderão transitar no local com maior segurança”, pontua o prefeito.

As ciclovias fazem parte do projeto de integração de áreas urbanas, concebido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). A proposta prevê dotar 27 quilômetros de rodovias com ciclovia, calçada, iluminação de LED centralizada, arborização e paisagismo, pontos de apoio para ciclistas e pontos de ônibus, além de todo aparato de sinalização vertical e horizontal, e passarelas em alguns locais estratégicos.

As ciclovias e outras melhorias também estão previstas para o Contorno Sul; na BR-376 (saída para Curitiba); e na BR-369, a partir do acesso ao Núcleo Habitacional João Paulo, na saída para Maringá.

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