Apucarana ganha a partir desta quinta-feira (19) um importante serviço na solução de crimes, o Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Paraná. A sede está localizada na Rua Marcel Cassandre,190, na Vila Formosa e terá plantão de 24 horas. Com uma equipe de seis peritos criminais, o atendimento da unidade de Apucarana abrange 23 municípios, incluindo a maioria das cidades do Vale do Ivaí, além de Arapongas e Mandaguari.

Até agora as necessidades de serviços de perícias criminais de Apucarana eram atendidos pela unidade de Londrina que prestava atendimento para 87 municípios. O Paraná tem 10 seções do Instituto de Criminalista e a unidade de Apucarana é a primeira a ser inaugurada dentro do projeto de expansão de mais 8 unidades anunciadas pelo governo do estado. Isso foi possível graças ao apoio da prefeitura que assumiu a locação do imóvel, realizará reparos necessários na área externa da fachada, além de ceder funcionário”, afirma a chefe da unidade de Apucarana do Instituto de Criminalística, a perita criminal Francine Matias de Paula.

O prefeito Junior da Femac destaca que a administração municipal não mediu esforços para trazer o Instituto de Criminalística o mais rápido possível para cidade. “Essa é uma conquista que teve a participação da prefeitura, com a acompanhamento do secretário de estado da saúde, Beto Preto, e o apoio do deputado estadual delegado Jacovós”, afirma Junior da Femac, lembrando que a inauguração oficial da sede deve acontecer em breve com a participação de autoridades do Governo do Estado.

Nossa função é o atendimento na cena do crime. O perito criminal de desloca para o para o local para auxiliar na identificação da autoria do crime e o modo como foi praticado. É o olho do juiz”, explica Francine de Paula.

A Polícia Científica é formada pelo IML e Instituto de Criminalista, vinculada a Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Apucarana já contava com o IML e agora com a chegada do Instituto de Criminalística a cidade está com atendimento completo dos serviços da Polícia Científica”, destaca Francine.