Na categoria poder público, Apucarana foi o município que conquistou o maior número de selos do Prêmio Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Dos 14 municípios que foram agraciados, Apucarana recebeu seis certificações, seguido por Curitiba que ganhou três selos.
A premiação foi entregue nesta semana, na capital do Estado, durante congresso que reuniu os finalistas (5 maiores notas de cada categoria) e também as iniciativas que foram agraciadas com o selo. A ação considerada a grande campeã, no setor público municipal, veio do Município de Campo Largo.
Se Apucarana não foi reconhecida como a melhor ação, foi o município com o maior número de selos conquistados. Foram certificadas ações da Autarquia Municipal de Educação, Autarquia Municipal de Saúde, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Grupo Conviver, Patronato Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que Apucarana vem participando do prêmio desde 2013, conquistando anualmente de 2 a 3 selos. “Até 2015, eram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que, com a mudança da agenda, se desdobraram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, passando de 8 para 17 objetivos”, explica, parabenizando a equipe pelo “excelente resultado” e conclamando as secretarias a manterem o foco nos ODS para os próximos anos.
Na solenidade realizada em Curitiba, Apucarana esteve representada pelas secretárias municipais de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e de Educação, Marli Fernandes, além de David Brito, representando o Conselho Municipal de Assistência Social, e da vereadora Márcia Sousa, que também é coordenadora regional dos ODS.
“Esse é o segundo ano consecutivo que a merenda escolar de Apucarana ganha a certificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Antes, em 2015, nós já havíamos recebido o selo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também do Sesi,” detalhou a secretária Marli Fernandes, que na cerimônia esteve acompanhada das nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, Jaqueline de Oliveira e Deise Figueiredo.

O projeto “Amigos da Alimentação – de mãos dadas com a saúde” foi escolhido, esse ano, por contribuir com o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que pretende acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.  As principais ações desenvolvidas, por meio do projeto, nas 37 escolas e 23 CMEIs da rede municipal de ensino, são aulas regulares de educação nutricional, estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, prática regular de exercícios físicos e adoção de uma rotina de monitoramento do peso dos alunos.
MAMÃE BEBÊ – Outro projeto que recebeu o selo é o Mamãe Bebê, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Saúde, através da Escola da Gestante. A Autarquia Municipal de Saúde foi representada pela vereadora e também assistente social da autarquia, Márcia Sousa. De acordo com ela, das 150 ações que receberam os prêmios em todas as categorias, a Autarquia Municipal de Saúde foi a única premiada em todo o Estado. “Isso no âmbito de secretarias municipais de saúde, mostrando o comprometimento dos gestores da saúde de Apucarana com os ODS”, reforça a vereadora.
Apucarana recebeu ainda selos com o Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente ( FMADCA), Grupo Conviver e Patronato Municipal por ações em cumprimento ao ODS 3 (Saúde e bem estar para todos). O Programa Terra Forte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, também foi agraciado por ter atingido o ODS 12 (Assegurar padrões de produção e consumo sustentável).