Mais de doze mil crianças, com idades entre quatro meses e dez anos, voltaram aos bancos escolares nesta quinta-feira (9/2) na rede municipal de educação de Apucarana. Já no primeiro dia de aulas, elas receberam os uniformes e materiais didáticos que utilizarão ao longo do ano letivo de 2023. O prefeito Junior da Femac, o vice Paulo Vital e a secretária Marli Fernandes acompanharam a distribuição dos itens na Escola Dr. Osvaldo dos Santos Lima e no CMEI Jandira Scarpelini.

Em relação aos uniformes, cada estudante recebeu um conjunto contendo uma jaqueta, uma calça, uma bermuda, uma camiseta de manga longa e duas de manga curta. “Todas as peças possuem tratamento anti-pilling, que visa eliminar as fibras soltas do tecido e evitar a formação de ‘bolinhas’. Produtos com esse acabamento são mais resistentes às lavagens e ao uso diário,” explicou a secretária de educação, Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac destacou que a administração municipal ainda está licitando mochilas e tênis para os estudantes. “Esses itens serão repassados às famílias assim que o processo de compra for concluído. O atraso deve-se ao fato de nós exigirmos que os fornecedores entreguem produtos de qualidade. Afinal, as crianças apucaranenses merecem o que há de melhor,” afirmou.

Já os materiais didáticos variam conforme o ano escolar em que a criança está matriculada. “O kit repassado aos estudantes do Ensino Fundamental contém cadernos de linguagem, aritmética e desenho, canetas esferográficas, lápis de cor, lápis preto, apontadores, borrachas, tesouras, réguas, etc. Enquanto o pacote destinado aos alunos da Educação Infantil possui materiais como tintas guache, gizes de cera, massas de modelar, entre outros,” detalhou a secretária Marli Fernandes.

O vice-prefeito Paulo Vital lembrou que, desde 2013, as famílias apucaranenses não precisam mais se preocupar com a compra dos uniformes e materiais didáticos para seus filhos no início de cada ano letivo. “O ex-prefeito Beto Preto implantou essa política pública e o atual prefeito Junior da Femac deu continuidade à iniciativa. O objetivo é garantir que todas as crianças tenham acesso a uniformes e materiais didáticos de qualidade, de forma equitativa, independentemente das condições financeiras dos seus pais,” disse.

No ano passado, a Autarquia de Educação (AME) implantou o Sistema Maxi de Ensino nas 36 escolas da rede municipal. Em 2023, a novidade é que a utilização deste sistema será ampliada e beneficiará também as crianças dos 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Apucarana.

A partir deste ano, a AME irá introduzir ainda o programa de educação socioemocional O Líder em Mim nas escolas municipais e a coleção de livros Educar e Nutrir, da nutricionista Silvana Pupo, para as turmas do Infantil 3, 4 e 5.

“O uniforme, os materiais, a alimentação e os professores são ótimos. Os livros didáticos adotados também trazem um ensino bem avançado. Como representante dos pais de alunos, eu só tenho a agradecer à administração por tudo o que tem sido feito em prol da educação das crianças,” afirmou Kely Daniele Zago Carmona, que faz parte do Conselho Escolar e é mãe de uma aluna matriculada no 5º Ano da Escola Municipal Dr. Osvaldo dos Santos Lima.

Além dos produtos distribuídos aos estudantes, a administração municipal encaminhou aos CMEIs e Escolas a coletânea de livros Nas trilhas dos sonhos e encantos de Lobato, kits de miniatletismo e materiais de jardinagem, para serem utilizados nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, Educação Física e Ciências.

Os vereadores Mário Felippe e Rodrigo Lievore, os secretários municipais José Airton Deco de Araújo e Jossuela Pirelli e diversos pais e responsáveis por estudantes acompanharam a entrega dos uniformes e materiais didáticos na Escola Municipal Dr. Osvaldo dos Santos Lima e no CMEI Jandira Scarpelini.

Ouça as entrevistas
Prefeito Junior da Femac: https://on.soundcloud.com/mXn7t
Vice-Prefeito Paulo Vital: https://on.soundcloud.com/3b8dj
Secretária de Educação Marli Fernandes: https://on.soundcloud.com/PDYjq