A partir do dia 5 de junho, a Secretaria da Agricultura começa a anotar as reservas para compor a lista de distribuição de calcário.  Para realizar a reserva, o produtor rural deve comparecer presencialmente na Secretaria da Agricultura portando CPF e o CAD/PRO. O produtor rural assinará um termo para ter o nome incluído na lista de reservas, seguindo as regras da Lei 22/2014 que instituiu o Programa Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, conhecido como Programa Terra Forte.

O prefeito Junior da Femac reitera que a reserva é um procedimento muito importante, que vai facilitar o planejamento da distribuição e fazer um mapeamento das propriedades atendidas. “O campo é uma enorme fonte de riqueza para Apucarana. Manter os solos férteis é o primeiro passo para produtividade e rentabilidade da propriedade. E boa parte dessa renda é injetada no comércio, faz a nossa economia girar e contribui com o desenvolvimento do município”, afirma o prefeito.

O secretário municipal de Agricultura, Gerson José Santino Canuto, esclarece que não serão aceitas duas reservas com o mesmo CAD/PRO ou CPF. “Estabelecemos esse critério para sabermos com mais precisão o número de propriedades atendidas”, reforça Canuto.

O calcário será distribuído na ordem de 2,5 toneladas por hectare de área que está declarada no CAD/PRO, com o limite máximo de 20 toneladas por reserva. “A análise de solo realizada corretamente é essencial em todos os casos e revelará a quantidade e o tipo de calcário, se calcítico ou dolomítico, que deverá ser aplicado na propriedade”, pontua o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, André Maller.

O valor da tonelada de calcário será aquele que for definido no processo licitatório de compra, que vai ocorrer logo após o período de reservas. “De acordo com as regras do programa, o produtor rural que for beneficiado deverá devolver o valor total da sua reserva na forma de alimentos, que serão destinados à merenda escolar e instituições beneficentes”, completa Maller.