O prefeito Junior da Femac e a secretária de educação Marli Fernandes recepcionaram, no final da tarde de hoje (17/3), no salão nobre da prefeitura, os 81 profissionais que foram contratados esse ano para reforçar as equipes dos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da rede municipal de Apucarana. Todos foram aprovados previamente em concurso público.

Conforme a secretária Marli Fernandes, o grupo de novos profissionais inclui 49 professores, 17 assistentes infantis e 15 assistentes de atendimento. “O município está crescendo e, consequentemente, o número de crianças matriculadas na nossa rede também. Os novos servidores vêm para garantir o pleno atendimento nos CMEIs e escolas que foram construídos, reformados e ampliados. Além disso, eles devem substituir os profissionais que se aposentaram ou, por algum motivo, estão afastados do trabalho,” explicou.

No discurso de boas-vindas, o prefeito Junior da Femac pediu o comprometimento e a dedicação dos novos servidores para que o município continue proporcionando a melhor educação possível às suas crianças. “É importante vocês compreendam que nós estamos confiando o nosso bem mais precioso em suas mãos. Vocês serão responsáveis por formar as futuras gerações que comandarão a cidade. Cada um pode a fazer a diferença no seu local de trabalho. Desejo que tenham muito sucesso nesta jornada,” disse o prefeito.

A secretária Marli Fernandes frisou que a valorização dos profissionais da educação é prioridade da atual administração. “Ano após ano, mesmo com o orçamento apertado, o prefeito Junior da Femac e o vice Paulo Vital asseguram o pagamento do piso nacional do magistério, fizeram a equiparação dos salários dos professores e assistentes infantis e, recentemente, criaram uma gratificação para os docentes que atuam no ensino de Educação Física, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Inglês e Espanhol. Tudo isso porque compreendem que o trabalho docente é fundamental e deve ser reconhecido,” afirmou.

A Autarquia de Educação é o maior órgão da administração pública municipal, com mais de 1,7 mil servidores. “Desde a retomada das aulas presenciais, após a pandemia de Covid-19, nós já contratamos 327 professores, 124 assistentes infantis e 41 assistentes de atendimento. Para que vocês tenham ideia, nós já convocamos todos os aprovados no último concurso público para o cargo de assistente infantil. A previsão é que um novo certamente seja aberto ainda em 2023,” acrescentou a secretária.

Durante o ato no salão nobre da prefeitura, os novos profissionais assinaram os seus termos de posse e exercício do cargo. “A partir de agora, vocês passam a fazer parte do nosso time da Educação. Sejam bem-vindos!”, finalizou o prefeito Junior da Femac.