Em solenidade realizada no platô da Praça Rui Barbosa, foi aberta oficialmente no último domingo (1), a programação alusiva à Semana da Pátria em Apucarana. A chegada do fogo simbólico e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, contou com a presença do prefeito Júnior da Femac, autoridades do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro (30º BIMec), do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM) e do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (11º GB), bem como alunos e professores da Escola Municipal Braga Cortês, além de jovens atendidos pelo Centro da Juventude.
A solenidade de hasteamento das bandeiras – às 8 horas – e arriamento – às 18 horas – no platô da Praça Rui Barbosa estão acontecendo diariamente até o dia do tradicional desfile de “7 de setembro”, no próximo sábado. O evento cívico ao longo da semana tem a participação do 30º BIMec e 10º BPM, escolas, clubes de serviço e outras entidades representativas da sociedade.
A organização da “Semana” é da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). A secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba, informa que na sexta-feira (06/09) acontece desfile cívico promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (APAE Apucarana). “Está confirmada a participação de 10 entidades, com concentração e saída dos participantes a partir da Avenida Aviação junto ao Núcleo Habitacional Castelo Branco e Jardim Aeroporto”, detalha a secretária.
“Com a participação de 30 entidades, o desfile de 7 de setembro, no sábado, será aberto às 9 horas. Convidamos a todos para prestigiar esse importante celebração da cidadania e soberania nacional”, diz o prefeito Junior da Femac.
Mantendo a tradição, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro (30º BIMec), será o primeiro a desfilar. Também foi mantido o trajeto os últimos anos, com a saída em frente ao Palace Hotel e a dispersão na Rua Osvaldo Cruz. O palanque as autoridades fica posicionado em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na Praça Rui Barbosa.
Entidades e ordem das entidades que vão desfilar no dia 7 de setembro
1 – 30º BIMec