Vinte e três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana ficarão abertas amanhã (18), de 8 horas às 17 horas, no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo. A meta no município é imunizar 6.450 crianças de 12 meses a 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).
A abertura oficial do dia nacional de mobilização da campanha vai acontecer na UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa, às 9 horas, com a presença de autoridades municipais e da direção da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).
O Dia D é uma grande oportunidade para os pais, principalmente, aqueles que trabalham e não conseguem levar seus filhos para vacinar durante o horário comercial da semana. “É um cuidado que vai proteger as crianças de duas graves doenças e isso só é possível através da vacina”, afirma o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Todas as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação, independente da situação vacinal anterior. A recomendação é levar a carteirinha de vacinação, assim as equipes de saúde poderão também colocar em dia outras vacinas que possam estar em atraso.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo segue até o dia 31 de agosto período em que pais podem também levar seus filhos para vacinar em 23 UBSs com sala de vacinação no município, entre 8 horas e 16h30.
A meta de vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e a poliomielite é de 95%. Último balanço da cobertura divulgado na quarta-feira pela Autarquia Municipal de Saúde, o índice em Apucarana estava em 20%, e a nível nacional em 16%.
“Aproveitem este Dia D para levar as crianças para vacinar. A prevenção de doenças é o melhor caminho e o quanto antes possível. Nossas equipes de saúde estão à disposição da população o dia todo neste sábado e a expectativa é encerrar este sábado com uma grande elevação no nosso índice de vacinação e, consequentemente, garantir a proteção de nossas crianças do sarampo e da paralisia infantil”, afirma o prefeito Beto Preto.
Alerta sobre sarampo
De acordo com balanço do Ministério da Saúde, até a última terça-feira (14) haviam sido confirmados 1.258 casos de sarampo no Brasil: 910 no Amazonas; 296 em Roraima; 11 em São Paulo, 14 no Rio de Janeiro,  13 no Rio Grande do Sul, 12 em Rondônia, e 2 no Pará.