A prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), vai abrir 27 Unidades Básicas de Saúde amanhã (4), no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste sábado, as doses da vacina vão estar à disposição da população entre 8 horas e 17 horas.
A abertura oficial em Apucarana será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa, às 9 horas. “A vacina vai estar à disposição da população em 27 UBSs, incluindo aquelas que normalmente não fazem vacinação. Portanto, neste sábado, as doses da vacina contra gripe também serão ofertadas nas UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. Apenas a UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani, e Unidades de Apoio da Saúde, estarão fechadas no próximo sábado”, informa o diretor presidente de AMS, Roberto Kaneta.
A meta em Apucarana é vacinar 40.480, mas até o momento o porcentual de cobertura está em 30%. O prefeito Junior da Femac faz um chamamento à população para aproveitar a abertura das UBSs neste sábado e se prevenir contra a gripe. “Estamos colocando uma ampla estrutura de atendimento num sábado, facilitando a ida de cada um à unidade de saúde mais próxima de sua casa. Esse cuidado com a saúde salva vidas”, conclama Junior da Femac.
A vacinação contra a gripe é destinada aos grupos prioritários formados por idosos (a partir de 60 anos); crianças 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril em todo o país e termina dia 31 de maio. No primeiro momento, foram priorizadas as crianças, puérpera e gestantes. A vacinação está aberta para todos os públicos alvo desde o dia 22 de abril.
Neste ano, até 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos.