Professores e os coordenadores das escolas municipais de Apucarana estiveram reunidos, hoje (15), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para discutir os resultados da Prova Paraná. Os alunos do 5º ano do ensino fundamental foram submetidos ao teste no dia 13 de março e acertaram 69,25% das questões de matemática e 64,85% das de língua portuguesa.
Criada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), os Núcleos Regionais de Educação (NREs) e as Secretarias Municipais de Educação (SMEs), a Prova Paraná tem o objetivo de identificar as habilidades e dificuldades apresentadas pelos estudantes  no processo de aprendizagem e contribuir para que gestores educacionais e professores elaborem, a partir das evidências, novas e melhores estratégias de ensino.
A chefe do NRE de Apucarana, Cristiane Pablos Rossetti, congratulou os professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino.   “O resultado que vocês conquistaram nessa primeira edição foi muito bom, estão todos de parabéns,” disse.
Segundo a secretária municipal de educação, Marli Fernandes, o desempenho positivo dos estudantes deve-se ao acompanhamento sistemático que eles recebem. “Desde 2015,  a AME faz uma avaliação diagnóstica própria junto às turmas 3º ano, para verificar se a alfabetização está ocorrendo na idade certa. As crianças que apresentam dificuldades ganham apoio específico.  Nesse sentido, a Prova Paraná veio complementar um trabalho que já vem sendo realizado,” afirmou.
A troca de experiências entre a Autarquia Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação foi enaltecida pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac. “Além da aplicação da Prova Paraná, a proposta do Governo do Estado prevê o diálogo entre os professores das duas redes, por meio de diversos encontros de formação continuada. Isso é muito importante para que as melhores práticas sejam compartilhadas e o ensino avance cada dia mais”, comentou o prefeito, acrescentando que Apucarana está fazendo seu dever de casa.