A Autarquia Municipal de Educação e a Guarda Municipal de Apucarana vão promover uma série de palestras, com o tema segurança no trânsito, nas 37 escolas da rede básica de ensino. A iniciativa marca a Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro.
O primeiro bate-papo com os alunos aconteceu, na manhã de hoje (21/9), na Escola Municipal Augusto Weyand, e foi conduzida pelos GMs Edinando de Freitas e Reinaldo Donizete de Andrade.
“Nós conversamos com as crianças principalmente sobre os perigos do uso de celular no trânsito, tanto para o motorista ao dirigir como para o pedestre ao atravessar a rua. Pesquisas apontam que cerca de 80% dos acidentes envolvendo pedestres acontecem devido à distração com o aparelho,” afirma Reinaldo.
Além do uso de celular no trânsito, outros assuntos a serem abordados são o respeito à sinalização, a importância do cinto de segurança e do capacete, a direção defensiva, a mistura de álcool e direção, e os contatos de emergência e socorro.
O cronograma de palestras segue até dezembro, envolvendo os estudantes do 4º ano do ensino fundamental. “Além de aprenderem a se cuidar, os alunos também serão incentivados a compartilhar as informações com seus familiares. Esse projeto é bem-vindo às escolas porque representa um complemento aos conteúdos do nosso currículo,” garante a secretária municipal de Educação, Marli Fernandes.