O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março. Para marcar a data, a Autarquia Municipal de Educação realizou hoje uma série de atividades de conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos nos 23 CMEIs e 35 escolas que compõem sua rede. Ao todo, mais de doze mil crianças foram envolvidas nas rodas de conversa, confecção de cartazes e apresentações musicais e teatrais sobre o tema.

A secretária Marli Fernandes afirmou que a educação ambiental faz parte da grade curricular do município e é desenvolvida ao longo do ano, junto aos alunos, de forma interdisciplinar e transversal, por meio dos projetos Sementes do Futuro, SOS Águas do Norte Paranaense e Programa Saúde na Escola (PSE). “Nós apenas reforçamos as ações de conscientização nas datas comemorativas. Além da preservação dos recursos hídricos, outros conteúdos trabalhados regularmente são o plantio de hortas e jardins, a compostagem, a reciclagem do lixo e a prevenção a doenças como gripe e dengue,” detalhou.

“Eu parabenizo a equipe pedagógica da educação pelo desenvolvimento dessas importantes atividades nos CMEIs e Escolas. Os alunos certamente vão compartilhar o que aprenderam com seus irmãos, pais e avós, contribuindo assim para a conscientização de um número muito maior de pessoas. Se quisermos garantir o futuro da humanidade, precisamos ensinar desde cedo as crianças a cuidarem da natureza,” disse o prefeito Junior da Femac.

A aluna Victória Castilho, da turma de 5º ano, da Escola Municipal Fernando José Acosta, explicou porque a preservação dos recursos hídricos é urgente e necessária. “Apenas três por cento de toda a água existente no planeta é própria para o consumo humano. Por isso, nós temos que cuidar desse bem precioso,” falou.

“A água também desempenha um papel essencial em funções do corpo humano, tais como a digestão, o transporte e a absorção dos nutrientes. A falta dela no organismo pode gerar diversos problemas de saúde,” acrescentou o aluno Ian Fogaça de França, matriculado no 5º ano da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami.

Já a estudante Sarah Fernanda Onório de França, da turma de 4º ano, da Escola Fernando José Acosta, citou algumas pequenas ações que a população pode adotar no dia-a-dia para economizar água. “As pessoas devem tomar banhos rápidos, desligar a torneira enquanto escovam os dentes, reutilizar a água da máquina de lavar roupas, usar um regador para molhar as plantas e coletar a água da chuva,” apontou.