A Secretaria Municipal da Agricultura distribuiu hoje (25), na Unidade Básica de Saúde Antônio Sachelli, mudas de citronela e sementes de crotalária a moradores de bairros daquela região, como a Jardim Colonial e Residencial Sabiá. A entrega das plantas atende a sugestões feitas pela comunidade aos agentes comunitários de saúde que visitam as residências realizando um trabalho de controle da dengue.

O evento contou com a presença do secretário municipal da agricultura, José Luiz Porto, que explicou os benefícios das duas plantas no controle do mosquito da dengue, bem deu orientações técnicas para o plantio. Segundo ele, desde que a prefeitura iniciou, há 4 anos, o Projeto Dengue Controle Natural, distribuindo gratuitamente mudas da citronela e sementes da crotalária para eliminar e repelir o aedes aegypti, mosquisto transmissor da dengue, já foram entregues 10 mil mudas em eventos e diretamente na secretaria da agricultura.

“Hoje aqui, estamos atendendo o primeiro pedido oficial para entregar as mudas à população. Parabenizo a iniciativa da UBS e estamos abertos para atender outras solicitações neste sentido. Tudo que vier a somar para divulgação desta importante iniciativa que ajuda nossas autoridades de saúde no combate a dengue terá nosso total apoio”, afirmou Porto.

A citronela, conforme explicação do secretário, é um repelente natural do aedes aegypti e cada planta mantém o mosquito afastado numa área de até 50 metros quadrados. Já a crotalária atrai o inseto conhecido como libélula, um predador natural do aedes aegypti. “Há 4 anos distribuímos diariamente e gratuitamente as sementes de crotalária e as mudas da citronela na secretaria da agricultura, localizada na Rua Lapa, 127, ao lado da prefeitura. É um trabalho permanente, pois fazemos o cultivo das plantas no viveiro municipal”, reiterou Porto.

A agente comunitária de saúde da UBS Antonio Sachelli, Lucinda Pereira, foi responsável por organizar a lista de 120 moradores da região que mostraram interesse em receber as mudas de citronela. “A proposta de cultivar esta planta como reforço as demais medidas de prevenção da dengue foi bastante aceita entre a comunidade e hoje estamos concretizando a distribuição. É mais um grão de areia nesta luta contra a dengue”, afirmou Lucinda.

Moradora do Jardim Colonial, Helena de Oliveira Rodrigues, estava entre as dezenas de pessoas que foram buscar sua muda de citronela da UBS Antônio Sachelli. “Ficou mais fácil vir pegar a muda aqui perto de casa. Vou plantar ainda hoje para proteger mais a casa. É mais um cuidado com a minha família”, argumentou.

Orientações de plantio: a citronela deve ser plantada em uma cova (terra fofa) de 20 a 30 cm de profundidade e de largura, nas proximidades de portas e janelas para levar a essência para dentro de casa. Deve aguar por 10 dias seguidos. Já para semente da crotalária deve se fazer um risco no chão de 2 cm e jogar 2 sementes por palmo. Regar por 7 dias seguidos. A crotalária e citronela não podem ficar próximas. Manter pelo menos 10 metros uma da outra.

Serviço: Mais informações sobre a distribuição gratuita de mudas podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelo telefone 3423-5020.