Em clima de consternação, Apucarana se despediu nesta quinta-feira (21/01) do vereador Valdir Silvério dos Reis. Também pastor da Comunidade Evangélica Nova Aliança, o legislador de 71 anos faleceu durante a madrugada no Hospital da Providência devido ao agravamento da Covid-19. Com a impossibilidade da realização de um velório formal, a Câmara de Vereadores organizou uma homenagem ao ar livre no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, entre os prédios do executivo e do legislativo municipal.

O cortejo fúnebre, coordenado pela Autarquia dos Serviços Funerários (Aserfa), reuniu familiares, fiéis e amigos que prestaram suas últimas homenagens em forma de oração e aplausos. Durante o momento, o prefeito Júnior da Femac prestou condolências à viúva Maria Vanilde dos Reis, filhos e netos presentes e, com a voz embargada de emoção, expressou publicamente sua admiração pelo pastor e vereador. “Valdir Silvério dos Reis sempre foi uma pessoa muito querida por todos. Durante seu trabalho de evangelização marcou a vida de muitas pessoas e famílias. Também foi muito ativo no dia a dia da cidade participando de maneira atuante junto aos conselhos municipais. Agora iniciaria sua trajetória como vereador e não tenho a menor dúvida de que seria um grande legislador, mas infelizmente hoje nos despedimos de sua presença devido esta doença implacável que é a Covid-19”, lamentou o prefeito Júnior da Femac.

Assim como as demais 115 vítimas fatais em Apucarana desde o início da pandemia, Júnior ressaltou que o falecimento do Pastor Valdir não será em vão. “A cada novo óbito temos o sinal de que não podemos esmorecer nem um segundo e continuar lutando implacavelmente para salvar vidas. Lágrimas de saudade, nunca de tristeza. Pastor Valdir está junto de Deus olhando e abençoando todos nós”, disse o prefeito Júnior da Femac.

Ao lado da mãe e de outros familiares, um dos três filhos de Valdir Silvério dos Reis, Wilsival Reis conduziu uma oração e agradeceu pela vida do pai. “Ele nunca teve medo da morte, pois sabia que estaria em um bom lugar. Esse foi o grande legado que ele nos deixou, que pregou ao longo da vida, a transformação de vidas. Por isso, agradeço ao Senhor Jesus por permitir, mesmo que por pouco tempo, esta convivência com o meu pai, queríamos mais, mas proveu ao Senhor levá-lo neste dia. Glórias a Deus por tudo”, proferiu Reis.

Encerrada as homenagens, o cortejo apenas com a presença da família e amigos mais próximos, seguiu para o sepultamento realizado no Cemitério Municipal Cristo Rei.

Pastor Sênior da Comunidade Evangélica Nova Aliança ao longo dos últimos 31 anos, onde exerceu papel de liderança, no ano passado Pastor Valdir colocou o seu nome à disposição do Legislativo de Apucarana e foi eleito com 764 votos. Ele era casado com Maria Vanilde dos Reis, deixa três filhos – Wilsival dos Reis, Valéria dos Reis e Clebenilson dos Reis – e cinco netos.