A lei que cria a Região Metropolitana de Apucarana (RMA), sancionada pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (13/01), já foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Paraná.O prefeito de Apucarana, Beto Preto, recebeu a informação com entusiasmo. “É um importante e grande presente que Apucarana recebe na festa do seu aniversário e, em especial, na minha administração como prefeito”, afirmou Beto Preto. “Eu só quero agradecer ao governador Beto Richa, ao deputado Nelson Justus, que é o autor da lei, e também a outros deputados que ajudaram a articular este projeto, como Pedro Lupion e Ênio Verri”, acrescentou.

Para o prefeito, a criação da RMA traz novas perspectivas para a cidade e região “Vemos que Apucarana está se libertando das amarras do passado e passando a viver num novo tempo. É o desenvolvimento que se vislumbra não só para Apucarana, mas para todos os municípios do Vale do Ivaí que fazem parte desta nova região”, comenta. “Agora, o que precisamos é nos unir e elaborar bons projetos para conseguir recursos visando o desenvolvimento regional”, declara. Ele observa que a cidade e a região terão muitos avanços nas áreas de construção civil, habitação, transporte e integração regional, entre outras.

O Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Nelson Justus (DEM) e aprovado pela Assembleia Legislativa, abrange 23 municípios do Vale do Ivaí. Fazem parte do projeto Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

O deputado Nelson Justus comemorou a sanção da lei. “Para mim, esse projeto é muito importante. É mais uma encomenda que recebi das lideranças da cidade e consegui, com apoio do governador, torná-la realidade”, disse Justus, que foi o responsável também pela antecipação da duplicação da BR-369 entre Apucarana e Arapongas.

“É uma conquista fantástica. Agora, o prefeito e o povo de Apucarana e região terão que saber usar dos benefícios da região metropolitana e tenho certeza que saberão fazer isso”, assinalou. Ele também destacou o empenho de lideranças da cidade, principalmente do jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, diretor-superintendente do Jornal Tribuna do Norte.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte