Mais uma vez os alunos da rede municipal apucaranense fizeram bonito e conquistaram 818 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, sendo 332 de ouro, 178 de prata e 308 de bronze. A entrega das honrarias foi promovida pela Autarquia Municipal de Educação, na noite de ontem (05), no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão).

A OBA é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira que tem como objetivo estimular o interesse das crianças pelas ciências, promovendo o conhecimento de forma lúdica e cooperativa.  Em sua 19ª edição, a prova envolveu aproximadamente 745 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, sendo que destes 48.800 foram contemplados com medalhas.

O prefeito Beto Preto acompanhou a condecoração e destacou o progresso dos alunos da rede municipal na competição. “Nossas crianças conquistaram 247 medalhas em 2014, 412 em 2015, e 818 nesse ano. Apucarana deu um salto na educação graças a uma equipe de professores dedicados, os quais contam hoje com escolas bem equipadas e estruturadas para oferecer um ensino integral de qualidade. Parabéns a todos que contribuíram para esse brilhante resultado,” congratulou.

A nota mínima para a conquista de uma medalha na OBA foi de 92,25. “Astronomia e Astronáutica são temas que sempre despertam interesse nas crianças, por isso nós incentivamos a participação dos nossos alunos nessa olimpíada. E para facilitar a preparação deles para a prova, nós equipamos todas as escolas da rede municipal com planetários luminosos, globos terrestres e outros materiais pedagógicos importantes,” explicou a secretária de educação Marli Fernandes.

Em abril deste ano, a Autarquia Municipal de Educação também trouxe para a cidade o Planetário Itinerante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A estrutura ficou disposta por uma semana no Centro da Juventude e recebeu a visita de mais de 2.800 estudantes.

“Na abóboda do planetário, que é uma cúpula inflável com cinco metros de diâmetro, os alunos viram projetadas imagens de planetas distantes, galáxias, nebulosas, entre outras curiosidades,” detalhou.

O compromisso do poder público em ofertar uma educação igualitária e de qualidade aos seus cidadãos também foi lembrado pelo prefeito.  “Nós precisamos ter sempre em mente que essas crianças são o futuro da nossa cidade, a próxima geração de apucaranenses. Por isso, nós temos que ter responsabilidade na sua formação,” concluiu o prefeito.