A Autarquia Municipal de Educação promoveu, na noite do último sábado (26/11), no ginásio de esportes Lagoão, uma belíssima apresentação de dança, protagonizada por alunos das 37 escolas de sua rede. O espetáculo “Broadway: por trás das cortinas o circo” representou o encerramento das atividades da oficina de expressão corporal no ano letivo de 2016.

Aproximadamente 700 crianças foram envolvidas na peça. Elas apresentaram os melhores clássicos da Broadway, entre eles os musicais Chorus Line, Cinderela, Toy Story, O Rei Leão, Chicago, Michel Jackson, Mama Mia, Grease e Cirque Du Soleil. Artistas da Companhia Troupe Aero Circus, de Londrina, completaram o espetáculo com muitas acrobacias em cordas, fitas e arcos.

O público, que lotou o ginásio, acompanhou toda a apresentação com aplausos, assovios e gritos de viva. “As danças das crianças estavam muito bonitas. Foi um espetáculo digno da Broadway,” disse Marcos Aparecido de Oliveira, pai da aluna Kétlyn, da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira.

A oficina de expressão corporal é parte do currículo das escolas apucaranenses da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental. “Nós temos três grandes projetos na rede municipal, que são a musicalização, as artes marciais e a expressão corporal. Essas atividades são desenvolvidas com os alunos em duas aulas semanais. E ao finalizar o ano, nós organizamos esses espetáculos para mostrar aos pais e à comunidade o resultado desse trabalho,” explicou a secretária de educação Marli Fernandes.

A professora de dança Adriana Silva, cuja equipe foi responsável por montar e ensaiar o espetáculo, avalia os benefícios da expressão corporal durante a infância. “As atividades não se limitam a trabalhar o lado artístico das crianças, mas também ajudam a no desenvolvimento físico, cultural e na socialização dos alunos. É comprovado cientificamente que as crianças que dançam têm muito mais facilidade no aprendizado escolar,” disse.

Diferentemente do que ocorria no passado, a oficina de expressão corporal não se limita hoje ao ensino do balé clássico. “Os professores buscam apresentar uma grande variedade de ritmos aos alunos, como as danças que são tradicionais nos diversos estados brasileiros. O objetivo é que nossos meninos e meninas aprendam toda a cultura da dança nas escolas municipais,” acrescentou.