A Tomada de Monte Castelo, ápice da participação brasileira na 2a Guerra Mundial, completou 76 anos. O feito foi lembrado nesta terça-feira (23/02) pelo 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), de Apucarana, que realizou uma formatura comemorativa.

A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30o BIMec. O prefeito Junior da Femac, que está em Curitiba participando de uma reunião de prefeitos e onde cumpre agenda em diversas secretarias, foi representado por Carlos Mendes, superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Já o Legislativo esteve representado pelo presidente da Casa, vereador Franciley Preto Godoi (Poim).

Além do protocolo militar, a formatura comemorativa foi marcada com o ato  em que é depositada uma corbélia de flores no Monumento ao Expedicionário, em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que combateram na 2a Guerra Mundial, em especial aqueles que lutaram para tomada do Monte Castelo.

A Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da 2ª Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. O conflito se arrastou por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, e teve participação decisiva da Força Expedicionária Brasileira.