Um local para receber demandas da governança, incubar ideias de negócios e startups na área da tecnologia. Um ambiente preparado para cursos, treinamentos, encontros e reuniões de fomento à inovação. Esses são os principais atributos do “Espaço Conecta”, inaugurado nesta segunda-feira (22/02) pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e parceiros do projeto Conecta Apucarana.

Localizado no décimo terceiro andar do Edifício Comercial Palácio do Comércio, o espaço será uma espécie de sede do projeto que, desde 2018 fomenta ações para o avanço e desenvolvimento do ambiente de negócios em Apucarana através da inovação e da tecnologia. O ato de inauguração, restrito a parceiros da iniciativa atendendo aos protocolos de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), contou com a presença do prefeito Júnior da Femac, grande incentivador e entusiasta do projeto. O secretário de estado da saúde, Beto Preto, que deu apoio na criação do Conecta, em 2018, participou do ato por vídeo conferência.

Idealizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), o “Conecta Apucarana” é um projeto que tem o apoio e participação da prefeitura, do campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), da Faculdade de Apucarana (FAP), do SEBRAE/PR, do SENAI e do Sicoob Aliança, entidades que compõem a base técnica da governança, que tem um papel estratégico, colaborativo, propositivo e executivo.

Ao discursar na solenidade, o prefeito Junior da Femac, teceu elogios ao empresário Jayme Leonel, que veio do setor de serviços, se tornou industrial e agora lidera a associação que trabalha o projeto de inovação tecnológica. Ele também destacou o presidente do Conselho de Inovação, Wanderley Faganello, que se dedica de corpo e alma ao projeto, colocando sua inteligência e capacidade administrativa a serviço dessa idéia. “O Tiago Cunha do Sebrae é a cara do Conecta. Ele está materializando um conceito difícil, mas que Apucarana já está alcançando com a instalação de 18 startups”, destacou.

Na inauguração do Espaço Conecta, o prefeito Junior da Femac anunciou a liberação de R$ 250 mil. “A lei está será apreciada na Câmara de Vereadores e, com a aprovação, serão viabilizados recursos para bolsas de estudo e o custeio de outras atividades do projeto que é prioridade para Apucarana, na busca de inovação tecnológica”

Em mensagem de vídeo o secretário Beto Preto lembrou que na prefeitura apoiou o início do Conecta. “Cumprimento a todos pelo lançamento do Espaço Conecta, que irá servir para ampliar essas idéias e o desenvolvimento de Apucarana. O Jayme Leonel e o Wanderlei Faganello estão escrevendo seus nomes na história da inovação de Apucarana”, comentou Beto Preto.

Jayme Leonel reiterou que a criação do Espaço Conecta é uma contribuição da associação para a sociedade apucaranense. “Este espaço mostra o movimento de empresas preocupadas com o desenvolvimento de Apucarana, acompanhando a evolução e novas idéias”, avaliou Leonel, enaltecendo o apoio do Sicoob, representado pelo Osnei Simões, da Prefeitura e do Sebrae.

O Presidente do Conselho Municipal da Inovação, Wanderley Faganello, agadeceu o trabalho do Sebrae, com o Tiago Cunha, que deu todo o suporte para consolidar este trabalho. “Tivemos o apoio e total alinhamento neste projeto por parte da incondicional da prefeitura, primeiro com o Beto Preto e, em seguida, com o Junior da Femac”, assinalou.

O evento foi prestigiado por Osnei Simões (Sicoob); Deverson Rogério (FAP), Leonardo Flávio Sartre (Unespar), Marcello Ferreira (UTFPR), Fabrício Bianchi (Sebrae); secretário de indústria, comércio e emprego, Édson Peres Estrope; secretária da fazenda, Sueli Pereira; e Carlos Mendes do Idepplan.