A secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) e a secretaria Estadual da Família, Justiça e Trabalho (Sejuf) promoveram conjuntamente uma reunião regionalizada para o fomento da rede de atendimento à mulher, nesta terça-feira (10/12), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O encontro marcou o encerramento das atividades da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e também o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A reunião teve como tema central “A Importância da Articulação, Fomento e Fortalecimento da Rede Municipal de Atendimento à Mulher”
O prefeito Júnior da Femac destacou o fato de que Apucarana, maior produtor de roupas do Paraná, tem na cadeia produtiva da confecção 80% da mão de obra feminina. “Nós temos um olhar muito carinhoso com a mulher em nossa cidade. Apucarana é dos poucos municípios do Estado que dispõe de uma secretaria para cuidar das mulheres. Nosso secretariado municipal é constituído por metade de homens e metade de mulheres. E temos que entender que violência, discriminação e assédio não são e não podem ser normais”, disse na abertura do encontro.
A palestrante da reunião foi a assistente social Sueli Galhard, da secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, que falou sobre a importância da articulação e do fortalecimento das redes que prestam atendimento e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. Ela expôs números da violência contra a mulher em território nacional: 13 mulheres assassinadas por dia, um estupro a cada 11 minutos. Segundo ela, as entidades sociais que pesquisam a problemática estimam que apenas 10% dos estupros sejam notificados e que haja mais de meio milhão deles anualmente. A palestrante chamou a atenção sobre o potencial articulatório do trabalho transversal e intersetorial realizado em rede e elogiou os serviços implementados em Apucarana.
A secretária da Mulher, Denise Canesin, ressaltou a importância do trabalho de prevenção à violência doméstica começar na educação fundamental. “Isso é primordial. Em Apucarana, começamos com os pequeninos, nas séries iniciais do ensino fundamental, por meio de projetos que tem o objetivo de desnaturalizar a violência doméstica. Em nossa rede de enfrentamento à violência doméstica, as ações são articuladas e o trabalho é transversal, trazendo efetividade e celeridade a cada situação e oferecendo à mulher todo o apoio e as ferramentas necessárias para se romper o ciclo de violência.”
Estiveram presentes à reunião o vereador Gentil Pereira, a representante da Sejuf Thamires Guerra, o capitão da Polícia Militar Vilson Laurentino da Silva, a delegada da Mulher Sandra Nepomuceno, o juiz Rogério Tragibo, a representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB Karime Marins de Ramos, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da FAP Fabíola Carrero, o coordenador do curso de Psicologia da FAP Eduardo Hashimoto, o guarda municipal Reinaldo Donizete de Andrade e a secretária de Assistência Social Ana Paula Nazarko. Os municípios de Faxinal, Califórnia, Sabáudia, Rio Bom e Jandaia do Sul enviaram representantes ao encontro.