Duas reuniões, uma com secretários municipais e outra com profissionais da saúde, marcaram hoje o início da implantação das atividades da “Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso” (RAISI) em Apucarana. O objetivo da RAISI é organizar e preparar o sistema de saúde  para o atendimento qualificado da população idosa, que exige cuidados diferenciados. Ela propõe detectar a fragilidade dos idosos e prevenir riscos que possam impactar em um envelhecimento ativo e saudável.
O prefeito Junior da Femac assinou o termo de adesão à RAISI no dia 2 de dezembro, uma parceria proposta pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). O CISVIR, através do Programa Estadual de Incentivo aos Consórcios de Saúde – COMSUS, vinculado a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, está em processo de implantação da Rede de Atenção Integral a Saúde do Idoso em alguns municípios consorciados.
A primeira reunião, na parte da manhã, no salão nobre da prefeitura, envolveu os secretários municipais do Esporte, Jossuela Pinheiro; da Assistência Social, Ana Paula Nazarko; da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin; do vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega; e do Superintendente da Atenção Básica da Autarquia de Saúde, Marcelo Viana de Castro, acompanhados de suas equipes.
O segundo evento, no Cine Teatro Fênix, contou com um público de mais de 200 profissionais da saúde, entre eles agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), residentes multiprofissionais e das Unidades Básicas de Saúde. “O objetivo inicialmente é sensibilizar todos esses profissionais para construção de um novo olhar à terceira idade”, o médico do Cisvir, especialista em geriatria, Rodrigo Pereira.
A equipe multidisciplinar do CISVIR que está à frente desse projeto é formada pelo médico Rodrigo Pereira, a enfermeira Paula Tavares, a nutricionista Tayla Souza, a fisioterapeuta Isabella Busnardo e a assistente social Daiane Ananias. “O objetivo desses profissionais é muito mais que realizar atendimento médicos ao idoso. Essa equipe também tem o propósito de qualificar toda rede de atendimento que possuem programas e serviços que atendam aos idosos”, informa Rodrigo Pereira.
Na prática, através do termo de adesão firmado pela prefeitura para implantação da RAISI, a equipe multidisciplinar do CISVIR vai trabalhar para sensibilização e mobilização de diferentes áreas da administração municipal para desenvolver uma atenção especial aos idosos que buscam seus serviços. “Envolver os idosos em atividades que tenha impacto na sua qualidade de vida, e detectar possíveis condições de risco a saúde será o papel de cada um, sempre contando com o suporte da equipe multidisciplinar do Cisvir”, explica Rodrigo Pereira.
O projeto piloto da RAISI em Apucarana será desenvolvido inicialmente em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; Bolivar Pavão, no Jardim América; Raul Castilho, no Núcleo Habitacional João Paulo; Osvaldo Damim, no Jaboti; Marcos S. Mascaro, no Núcleo Parigot de Souza.
O prefeito Junior da Femac destaca que a implantação da RAISI vem de encontro à proposta do Programa Viver 80, criado neste ano pela administração municipal para intensificar ações de valorização da terceira idade. “A partir do conceito da Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso apresentado hoje aos servidores municipais será iniciando um planejamento para mais essa ferramenta voltada à qualidade de vida do idoso”, afirma o prefeito Junior da Femac.
 
 
 
 
 
 
 

Publicações Recomendadas