30º BIMec celebra os 369 anos do Exército Brasileiro

A atividade contou com desfile da tropa, condecorações e exposição de material de emprego militar (Foto: Josias Profeta)

O Dia do Exército foi marcado, em Apucarana, por uma formatura realizada nas dependências do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec). A atividade contou com desfile da tropa, entrega de condecorações a militares em reconhecimento aos bons serviços prestados e uma exposição de material de emprego militar.

A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º BIMec, e teve ainda a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de forças auxiliares do Exército (Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal), amigos do batalhão, militares da reserva e familiares.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi representado no ato pelo secretário especial de Assuntos Estratégicos, pastor Othoniel Gonçalves, enquanto pelo Legislativo esteve presente o vereador Mauro Bertoli e, representando o Judiciário, o juiz Osvaldo Soares Neto.

A data remonta ao dia 19 de abril de 1648, quando ocorreu a Batalha de Guararapes. Neste confronto, pela primeira vez, as três raças formadoras da etnia brasileira (branco, negro e índio) se uniram para neutralizar a invasão holandesa no território brasileiro.