Prefeito emite nota de pesar pela morte do servidor Paulo Ourives

 

O prefeito, Junior da Femac, e o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, emitem nota de pesar pelo falecimento do servidor público municipal Paulo Cesar Martins Ourives, aos 57 anos. Ele sofreu um infarto na noite de ontem em sua casa.

Paulo exercia o cargo de coordenador do Programa Saúde na Escola da Autarquia Municipal de Saúde. “Ele desempenhava esse trabalho, de promoção da saúde de alunos da rede municipal e estadual, com muita dedicação e amor”, afirma Bachiega.

“Nossos sentimentos aos familiares e amigos do nosso servidor Paulo Ourives. Que Deus console a dor de todos neste momento difícil”, manifesta Junior da Femac.

Paulo deixa a esposa, dois filhos e dois netos. O velório está acontecendo na Capela Mortuária Central e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério da Saudade.

Audiências de atualização do Plano Diretor são concluídas

No segundo dia de audiência pública para atualização do Plano Diretor de Apucarana a análise das propostas, discussões e votações acerca de alterações na legislação se estenderam até a meia noite de quarta-feira (17), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Algumas pendências ainda serão discutidas no âmbito do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Entre algumas alterações no Plano Diretor se destacam a altura livre (pavimentos) para a construção de edifícios na área central. Quanto maior for a área do terreno, mais pavimentos serão permitidos.  Outra mudança diz respeito aos condomínios residenciais, de chácaras e industriais, que ganham uma legislação mais flexível para serem viabilizados.

Conforme avaliam dirigentes do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), e da Secretaria de Obras, o processo de atualização do Plano Diretor foi realizado de forma participativa em todas as suas etapas, desde a população indicando as suas demandas e até grupos técnicos estudando as necessidades mais urgentes.

O prefeito Junior da Femac, que é engenheiro civil, participou dos dois dias de audiências públicas. Ele avalia que o debate teve participação destacada de profissionais da área, como engenheiros, arquitetos e empresários, além de muitas lideranças comunitárias. “Trata-se de um processo relevante para o futuro de Apucarana. O plano diretor é uma ferramenta que contribui para o avanço da cidade em desenvolvimento urbano e atração de novos empreendimentos”, reitera Junior da Femac.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) atuou ativamente em todo o processo, deliberando e apresentando demandas. As audiências públicas foram realizadas com a presença significativa de segmentos organizados da sociedade, notadamente, com engenheiros, arquitetos, empresários da construção civil e do setor imobiliário.

“Na terça-feira, dia 16, foi lido o material referente aos textos das leis, apresentando a situação atual em que se encontram os artigos e a proposta de correção e inclusão de novos artigos, com o intuito de direcionar para uma melhor organização dos textos e com regramentos claros”, informa o diretor-presidente do Idepplan, Ivan Silva.

“Já na quarta-feira, dia 17, foram apresentadas as correções dos parâmetros da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Anexo XXI, que trata do mapa de zoneamento urbano”, cita a engenheira Larissa Miras Moreno, superintendente de projetos da Secretaria Municipal de Obras.

Alguns apontamentos foram levantados durante os dias de audiência pública e, a partir de agora, serão apresentados ao CMDU. Na sequência, se for deliberado, o projeto será apresentado na Câmara Municipal, para discussão e votação.

Conhecidos os campeões do basquete e do handebol dos Jogos Escolares

O Ginásio de Esportes Padre Mário Tésio e o Complexo Esportivo Áureo Caixote em Apucarana, sediaram nessa quinta-feira (18/04), as rodadas finais das modalidades de basquetebol masculino “A” e “B” e de handebol masculino “A” e “B” e feminino “B” quando foram conhecidos os campeões na fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). O Colégio Canadá ganhou os dois títulos no basquetebol e o Colégio São José foi campeão do handebol nas três categorias.

No “Áureo Caixote”, o time de handebol masculino “A” do São José obteve a primeira posição ao vencer o Colégio Mater Dei pelo placar de 24 a 8. Na sequência pela mesma categoria, o Colégio Nossa Senhora da Glória derrotou o Colégio Izidoro Luiz Cerávolo por 15 a 6 e conquistou a medalha de prata.

No handebol masculino “B”, o São José obteve a primeira colocação ao ganhar do Colégio Mater Dei por 18 a 1. Já na categoria feminina “B” do handebol, o São José bateu o Colégio Izidoro Luiz Cerávolo por 16 a 1 e faturou a medalha de ouro na competição.

No basquetebol masculino, no Ginásio Padre Mário Tésio, pela classe “B”, o Canadá conquistou o título ao vencer o Mater Dei por 34 a 2. O São José ficou com a prata, seguido pelo Colégio Nossa Senhora da Glória. Já no basquetebol masculino, classe “A”, o Canadá foi campeão ao ganhar do Colégio Polivalente por 53 a 23. O São José foi o segundo colocado e o Colégio Nossa Senhora da Glória faturou a medalha de bronze.

Os resultados nesta quinta-feira (18/04) foram os seguintes: Basquetebol – Mater Dei 2 x 34 Canadá (M-B), São José 69 x 24 Nossa Senhora da Glória (M-A), Polivalente 23 x 53 Canadá (M-A) e Nossa Senhora da Glória 8 x 15 São José (M-B).

Handebol – São José 24 x 8 Mater Dei (M-A), Nossa Senhora da Glória 15 x 6 Cerávolo (M-A), Mater Dei 1 x 18 São José (M-B), Cerávolo 1 x 16 São José (F-B) e Cerávolo 1 x 6 Mater Dei (F-A).

Voleibol – Vale do Saber 0 x 2 Nossa Senhora da Glória (F-A), Nossa Senhora da Glória 2 x 0 Tadashi Enomoto (F-B), São José 2 x 0 José de Anchieta (F-A), Vale do Saber 0 x 2 São José (F-B), Polivalente 0 x 2 Mater Dei (F-B), Três Reis 2 x 0 Nossa Senhora da Alegria (F-B), Cerávolo 2 x 0 Três Reis (M-A), Mater Dei 2 x 0 Cerávolo (F-A), José Canale 2 x 1 Polivalente (M-A), Nilo Cairo 0 x 2 Canadá (F-B) e José de Anchieta 2 x 3 São José (M-B).

SEMIFINAIS DO VOLEIBOL – Nesta sexta-feira (19/04), no Complexo Esportivo Estação Cidadania, acontecerão as semifinais do voleibol masculino “A” e do feminino “A” e “B”. Os jogos marcados são os seguintes: 8 horas, São José x Nossa Senhora da Glória (F-B), 9h15, José de Anchieta x Antônio dos Três Reis de Oliveira (F-B), 10h30, Mater Dei x Padre José de Anchieta (F-A), 13 horas, São José x Nossa Senhora da Glória (F-A), 14h15, Nossa Senhora da Glória x Izidoro Luiz Cerávolo (M-A) e 15h30, Heitor Furtado x Padre José Canale (M-A).

Já na modalidade de voleibol masculino (classe “B”), o Colégio São José foi campeão e o Colégio Padre José de Anchieta ficou em segundo lugar. A disputa aconteceu nessa quinta-feira (18/04), no ginásio de esportes do Colégio Nilo Cairo.

A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

 

Procuradoria Jurídica pede laudo de vistoria de ônibus acidentado

A Procuradoria Jurídica do Município de Apucarana solicitou ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), nesta quinta-feira (18), o laudo completo de vistoria do ônibus de transporte escolar, que tombou ontem, no Jardim Milani.

O pedido é justificado para dar encaminhamento ao processo administrativo instaurado pela Procuradoria Jurídica, que investiga as causas do acidente e apura responsabilidades por parte da empresa ou do motorista, por eventual imprudência ou negligência.

O procurador-geral do município, advogado Rubens Henrique de França, informa que o motorista que conduzia o ônibus de transporte escolar já foi afastado da sua função, até a conclusão do processo administrativo. Ele acrescenta ainda que além da perícia prévia do veículo pelo Detran, serão requisitados outros documentos referentes ao acidente.

O superintendente de segurança da Prefeitura de Apucarana, tenente-coronel da reserva, Marcos José Facio, também acompanha o processo. Ele informa que o ônibus acidentado com vinte e sete estudantes está apreendido e à disposição da justiça para perícia.

Segundo a Autarquia Municipal de Educação (AME), um novo ônibus foi colocado na linha que atende os estudantes do Colégio Estadual Polivalente. E, com relação aos alunos que foram atendidos no Hospital da Providência e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a AME informa que todos tiveram apenas ferimentos leves e já foram liberados.

Apucarana prepara esquema de vacinação contra a gripe aos sábados

Além da disponibilidade das doses ao longo da semana nas unidades básicas de saúde (UBS), em um total de 25 pontos de atendimento, a Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana vai realizar a vacinação contra a gripe também aos sábados. A ampliação da estratégia, que tem início no dia 27 deste mês e será realizada por quatro finais de semana consecutivos, objetiva ampliar os índices de imunização, atualmente em 25,69% da população alvo, que tem como prioridade pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, profissionais de saúde, educação e segurança, entre outros definidos pelo Ministério da Saúde.

A ampliação foi definida em reunião realizada nesta quinta-feira (18/04), no gabinete municipal, entre o prefeito Júnior da Femac, o secretário Municipal de Saúde, Dr. Emídio Bachiega, o superintendente de Vigilância em Saúde, Marcelo Viana, o coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luciano Simplício Sobrinho, o coordenador do setor de Combate a Endemias, Mauro de Aguiar Almeida e a superintendente da AMS, Ana Karine Alves Vieira.

Segundo frisa o prefeito Júnior da Femac, a ação aos sábados abrangerá pontos regionalizados de vacina em escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEI’s), estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas, como supermercados, além do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bolivar Pavão, que irão funcionar também aos domingos. “Desta forma, teremos o Lagoão e a “Bolivar Pavão” ofertando a vacina contra a gripe de forma ininterrupta, de segunda a segunda. Já a imunização aos sábados, nas escolas e CMEI’s, será feita de forma regionalizada, sendo uma região por final de semana, até atender toda a cidade. Ao promovermos a vacina em estabelecimentos comerciais, também facilitamos o acesso à imunização às pessoas que não têm tempo hábil para acessar as UBS durante a semana”, argumenta o prefeito Júnior da Femac.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março e segue até 31 de maio. “A Saúde de Apucarana está trabalhando bastante a questão da prevenção às doenças. Dessa vez, vamos ampliar o trabalho de vacinação contra a influenza, que é a gripe. Uma doença que deixa a pessoa acamada, mais que pode gerar um internamento e até evoluir para um óbito em casos mais graves”, alerta Dr. Emídio Bachiega, secretário Municipal de Saúde, pontuado que 25% da população alvo já foi vacinada em Apucarana.

“Importante frisar que as doses da vacina contra a gripe continuam à disposição da população de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 as 16h30, em 25 unidades básicas de saúde. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante. Com relação à vacinação aos sábados, a partir desta definição com o prefeito Júnior da Femac, vamos agora definir o cronograma de locais e horários, por final de semana, com início no dia 27 deste mês”, esclarece Bachiega. No que tange o índice de cobertura vacinal, o secretário contextualiza que, no Brasil é de 19,07%, e no Paraná é de 18,54% da população alvo.

Relação das 25 Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra a gripe

UBS MYIOJI KOGURE (JARDIM ACLIMAÇÃO)
UBS – DR ANTONIO SACHELLI (JARDIM COLONIAL)
UBS EMÍLIA CRETUCHI (PARQUE BELA VISTA)
UBS PADRE DOMINIQUE (CAIXA SÃO PEDRO)
UBS MARIO VERUSSA (DISTRITO DE CORREIA DE FREITAS)
UBS EROS PACHECO (NÚCLEO AFONSO CAMARGO)
UBS ELAYNE MAZUR (JARDIM INTERLAGOS)
UBS EUNICE PENHARBEL (RESIDENCIAL SUMATRA)
UBS – ANA MARIA PEPATO (JARDIM TRABALHISTA)
UBS – JOAQUIM TRIZOTTI (NÚCLEO ADRIANO CORREA)
UBS – LEOPOLDO HARTWIG JR. (VILA NOVA)
UBS MARIA DO CAFÉ (JARDIM PONTA GROSSA)
UBS MERCEDES SILVA MORENO (VILA REGINA)
UBS ORESTE G. MARQUITO (JARDIM MARISSOL)
UBS OSVALDO DAMIN (JABOTI)
UBS MOACIR S. MASCARO (NÚCELO PARIGOT DE SOUZA)
UBS PEDRO BARRETO (DISTRITO VILA REIS)
UBS RODRIGO TRAMONTIN YOSHII (VILA APUCARANINHA)
UBS RAUL CASTILHO (NUCLEO JOÃO PAULO)
UBS ROMEU MILANI (Rua Osvaldo Cruz- Centro)
UBS TAKAITI MIYADI (NÚCLEO DOM ROMEU)
UBS VALDECIR DE PAULA (JARDIM DAS FLORES)
UBS WALTER LAZARINI (DISTRITO DE PIRAPÓ)
UBS BENEDITO CLÁUDIO “PINGA FOGO” DE OLIVEIRA (RESIDENCIAL SOLO SAGRADO)
UBS JULIA RENCZKOWSKI (NÚCLEO HABITACIONAL MARCOS FREIRE)

Apucarana promove Festa de Santo Expedito neste final de semana

Fiéis de Apucarana e oriundos de caravanas de vários municípios do Paraná e também de outros estados, estarão reunidos neste sábado e domingo (20 e 21/04), no Parque Ecológico Santo Expedito, onde acontece a 17ª Festa de Santo Expedito.

Uma promoção da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro da Igrejinha, a festividade conta com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), tendo início às 16 horas do sábado. “Uma bela e abençoada programação que contará com barracas de alimentação, missas e bênçãos, show de prêmios, show musical e almoço”, informa Mário Felippe Rodrigues, superintendente da Promatur.

O ponto alto do primeiro dia será a recepção, às 18h30, da Caravana Missionária de Jesus das Santas Chagas, conduzida pelo Padre Valter de Jesus Souza, da Obra Evangelizar é Preciso. O momento, que contará com participação do bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira e do padre local, Domingos Sávio Lazarin, será precedido de pregação, terço, Ícone das Santas Chagas e Santa Missa “Noite de Luz”, tendo como apresentadora Fabiana Marquevini, da Obra Evangelizar é Preciso. Às 20h45, está previsto show musical com Robson Canuto.

Já no domingo (21/04), a programação da festa tem início às 9 horas com Santa Missa. Às 10 horas, show de prêmios e, às 11h30, almoço ao som de show musical com Enzo Bismarck e Rafael e Felipe Bernardo. Às 14 horas, missa de encerramento.

Conhecido como “santo das causas impossíveis” pelos cristãos católicos, Santo Expedito também é chamado para interceder nas situações que precisam medidas urgentes, sendo que o dia oficial dedicado ao santo é 19 de abril.

Apucarana vai realizar o evento “Domingo no Parque”

Com várias atrações para toda a família, ocorrerá neste domingo (21/04), das 8h30 às 11h30, no Lago Jaboti, o evento “Domingo no Parque”, promovido pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e, simultaneamente a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), em comemoração aos seus 75 anos, promoverá a 1ª “Cãominhada”. Então leve os seus cãezinhos e participe dessa festa com muitas surpresas e brindes.

“Também teremos neste domingo aulas de dança, ginástica, alongamento, brincadeiras, oficinas de pintura, recreação, entre outras atrações e com o reforço da Acia na realização da Cãominhada tenho certeza que o evento será um sucesso”, destaca Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

“Será um domingo todo especial para a comunidade, com uma manhã de muita animação, descontração e com muitas atividades de lazer. Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Secretaria de Esportes. Durante o evento também haverá distribuição de mudas e aferição da pressão arterial para os participantes”, frisa o prefeito Junior da Femac.

As atividades acontecem em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Secretaria Municipal de Agricultura, Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) e a Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap).

 

São José e Canadá são campeões na fase municipal dos JEP`s

As equipes do Colégio São José no handebol feminino “A” e no basquetebol feminino “B” e do Colégio Canadá no basquetebol feminino “A’ foram campeãs nessa quarta-feira (17/04), em Apucarana, pela fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), competição promovida pela Secretaria de Esportes da Prefeitura, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE).

“Nessa quarta-feira mais três equipes foram campeãs nos jogos. Estamos chegando à reta final das modalidades coletivas com o basquetebol e o handebol terminando amanhã. O voleibol terá a última rodada da fase de classificação nessa quinta, com as finais ocorrendo na próxima segunda. Já na próxima semana iniciam as modalidades de tênis de mesa, xadrez e atletismo, com a competição contando com o incentivo do prefeito Junior da Femac”, destaca Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

No Complexo Esportivo Áureo Caixote, pela manhã, o time de handebol feminino “A” do Colégio São José, com o comando da professora Marta Valentim, conquistou o título ao vencer a equipe do Colégio Izidoro Luiz Cerávolo pela contagem de 19 a 2. Na rodada de abertura da modalidade realizada nessa terça-feira (16/04) na mesma praça esportiva o São José havia derrotado o Colégio Mater Dei por 25 a 1.

No período da tarde, no Ginásio de Esportes Padre Mário Tésio do Colégio São José, foram conhecidos os campeões do basquetebol feminino “A” e “B”. Na primeira partida decisiva no basquetebol feminino “A”, o Colégio Canadá, da técnica Sônia Delgado Bueno, obteve a primeira colocação ao derrotar o Colégio São José pelo placar de 42 a 5. Em seguida, no basquetebol feminino “B”, o São José, treinado pela professora Lourdes da Cruz, ganhou a medalha de ouro ao bater o Canadá por 10 a 8.

A fase municipal foi iniciada no dia 5 de abril e terá o seu término no próximo dia 25 com a realização da modalidade de atletismo (masculino e feminino), na pista do Complexo Esportivo Lagoão. Na 70ª edição dos JEP`S estão participando 21 estabelecimentos de ensino da rede pública e particular do município pelas classes “A” e “B”.

Os melhores colocados de cada modalidade se classificam para a fase macrorregional dos JEP´s de 12 a 16 de junho também em Apucarana.

Os resultados nesta quarta-feira (17/04) foram os seguintes: Basquetebol -São José 83 x 22 Polivalente (M-A), Canadá 52 x 17 Glorinha (M-A), Glorinha 30 x 8 Mater Dei (M-B), Canadá 42 x 5 São José (F-A), Canadá 27 x 4 São José (M-B) e Canadá 8 x 10 São José (F-B).

Handebol – Izidoro Luiz Cerávolo 5 x 12 Mater Dei (M-A), São José 19 x 2 Izidoro Luiz Cerávolo (F-A), São José 21 x 7 Glorinha (M-A) e Tadashi Enomoto 1 x 12 Mater Dei (M-B).

Vôlei – Polivalente 0 x 2 Vale do Saber (F-A), São José 2 x 0 Mater Dei (F-B), José Canale 0 x 2 São José (F-A), Polivalente 2 x 1 Vale do Saber (F-B), Canadá 2 x 0 Nossa Senhora da Alegria (F-B), Três Reis 0 x 2 Mater Dei (F-A), São José 3 x 2 José de Anchieta (M-B), Glorinha 2 x 0 José Canale (M-A), Três Reis 2 x 0 Nilo Cairo (F-B), José de Anchieta 2 x 0 Glorinha (F-B) e Heitor Furtado 2 x 1 Cerávolo (M-A).

 

Programação nesta quinta-feira (18/04)

 

Basquetebol – Colégio São José

 

08h00 – Mater Dei x Canadá (M-B)

09h15 – São José x Glorinha (M-A)

10h30 – Polivalente x Canadá (M-A)

13h00 – Glorinha x São José (M-B)

 

Handebol – Complexo Áureo Caixote

 

08h00 – São José x Mater Dei (M-A)

09h00 – Glorinha x Cerávolo (M-A)

10h00 – Mater Dei x São José (M-B)

11h00 – Cerávolo x São José (F-B)

13h30 – Cerávolo x Mater Dei (F-A)

 

Voleibol – Complexo Estação Cidadania

08h00 – Vale do Saber x Glorinha (F-A)

09h00 – Glorinha x Tadashi Enomoto (F-B)

10h00 – São José x José de Anchieta (F-A)

11h00 – Vale do Saber x São José (F-B)

13h00 – Polivalente x Mater Dei (F-B)

14h00 – Três Reis x Nossa Senhora da Alegria (F-B)

15h00 – Cerávolo x Três Reis (M-A)

 

Voleibol – Colégio Nilo Cairo

 

08h00 – Mater Dei x Cerávolo (F-A)

09h00 – José Canale x Polivalente (M-A)

10h00 – Nilo Cairo x Canadá (F-B)

11h00 – José de Anchieta x São José (M-B)

 

Audiência pública de atualização do Plano Diretor lota auditório do CREA

O primeiro dia de audiência pública para discussão e atualização do Plano Diretor do Município de Apucarana, realizado na noite desta terça-feira (16), foi bastante produtivo. O anfiteatro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) recebeu lotação máxima.

Os participantes, na sua maioria engenheiros, arquitetos, empresários da construção civil e de imobiliárias, participaram ativamente das discussões, apresentando questionamentos e sugestões. Também participaram vereadores e secretários municipais, além do prefeito Junior da Femac.

Os trabalhos de apresentação e de coordenação do debate foram conduzidos pelas engenheiras civis Caroline Moreira e Larissa Miras Moreno, ambas da Secretaria de Obras; e pelo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Dr. Ivan Silva.

O prefeito Júnior da Femac se manifestou entusiasmado com o primeiro dia da audiência pública. “Essa é uma discussão muito importante que fazemos com a casa cheia, e a contribuição dos profissionais da engenharia, da arquitetura, empresários e empreendedores”, diz Junior da Femac. Ele enfatiza ainda que o plano diretor é uma ferramenta que direciona o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade.

Ele assinala que se hoje Apucarana tem a internet 5G, é por que foram adotadas as providências necessárias, incluindo a legislação pertinente. “Se hoje atraímos novos empreendimentos é por que criamos um ambiente favorável. E, da mesma forma, com relação ao Plano Diretor, é preciso atualizar e melhorar nossas leis de forma democrática, discutindo e aprimorando as regras”, avalia o prefeito.

As propostas de atualização do Plano Diretor de Apucarana foram apresentadas – no primeiro dia – pela engenheira Larissa Miras Moreno, superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Obras. “A atualização do Plano Diretor está aberta a sugestões e questionamentos e a participação foi intensa no primeiro dia. Nosso foco é criar um ambiente favorável aos empreendimentos e, ao mesmo tempo, oferecer mais qualidade de vida aos apucaranenses”, cita Larissa.

A secretária de obras, engenheira Caroline Moreira, destaca que as propostas que estão sendo apresentadas durante nestes dois dias de audiências públicas no CREA, já foram avaliadas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), no Grupo Técnico Permanente, e em uma oficina pública, além de ser analisada pela Procuradoria Jurídica do Município.

O diretor presidente do Idepplan, Dr. Ivan Silva, lembra que a legislação em vigor foi revisada em dezembro de 2020. “Agora a abordagem é mais ampla com uma atualização geral, que passa pelo crivo da sociedade e profissionais ligados à engenharia e arquitetura, além de empresários da construção civil e do segmento imobiliário”, argumenta Ivan Silva, acrescentando que a legislação determina que os planos diretores sejam atualizados a cada 10 anos.

Junior da Femac empossa Conselho Municipal de Política Cultural

 

Em solenidade realizada na sala das cerejeiras, no Cine Teatro Fênix, o prefeito Junior da Femac empossou hoje aos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Apucarana. O grupo é composto por 14 membros, entre titulares e suplentes,  7 deles representando a sociedade civil e 7 o poder público.  O mandato tem duração de dois anos.

Conselheiro representante do setor de teatro, Benedito Cândido da Silva, destacou o quando Apucarana tem evoluído nos setores da arte e cultura. “Esse conselho, com o apoio da gestão municipal, tem que tornar mais visível à produção cultural de nossa cidade. Apucarana tem muito o que mostrar para o mundo todo nesta área”, afirmou Benedito Cândido.

“Este conselho está em os 3 mais estratégicos por ser de uma área responsável por colocar sorriso no rosto dos apucaranenses. Vocês tem um grande desafio e podem constar com a minha gestão no que for preciso para promover a cultura em nossa cidade”, assegurou Junior da Femac.

O prefeito disse que Apucarana chega aos 80 anos sendo uma cidade com identidade cultural cada vez mais definida. “O conselho vai trazer novas ideias para que a cultura de nosso município ganhe cada vez mais força e visibilidade”, complementou Junior da Femac.

A secretária municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar, deu boas vindas aos novos conselheiros. “Essas 14 pessoas fazem parte de um importante conselho deliberativo e participativo da sociedade de Apucarana. Esse conselho delibera sobre as questões culturais como, por exemplo,  as leis federais que nos chegam com recursos, sobre o destino dessas verbas. Auxilia muito na organização financeira cultural”, explicou Maria Agar.

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), com composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Na prática, traduz-se no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura (SMC).
A principal missão do CMPC é atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura (CMC), na elaboração, acompanhamento da execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura.