Apucarana volta a ser destaque no atletismo com participação de bolsistas do programa municipal de incentivo ao esporte

Apucarana reafirma sua posição de destaque no cenário do atletismo, conquistando duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O desempenho foi alcançado no 70º Campeonato Paranaense Loterias Caixa de Atletismo Adulto, disputado no final de semana em Foz do Iguaçu. O desempenho ganha ainda mais relevância pelo fato de cinco dos sete atletas participantes serem beneficiários do programa municipal Bolsa Atleta.

O prefeito Rodolfo Mota comemorou os resultados e destacou que as conquistas refletem os investimentos realizados pela Prefeitura no esporte de rendimento. “Há apenas 15 dias, atletas de Apucarana também participaram da Copa Brasil Loterias Caixa Sub-20, quando Apucarana foi campeã por equipe. Agora, no adulto, foi mantido o nível de performance, mostrando a importância do investimento público contínuo no esporte”, reiterou.

O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, lembra que Apucarana tem mantido uma presença constante nas principais competições do calendário nacional e estadual. “Isso garante experiência competitiva aos atletas e fortalece a modalidade. Ver nossos atletas brilhando em competições de alto nível nos motiva a continuar investindo em políticas públicas que transformam vidas  e ajudam os atletas a realizarem seus sonhos”, completou.

O professor de educação física José Marcelino da Silva, o Grillo, coordenador técnico de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes, afirma que dos sete atletas que representaram Apucarana em Foz do Iguaçu, cinco são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura: Madelaine Gomes da Silva, Yohan Gabriel Brandino, Andrelize Vitória Pereira, Nathaly Ramos e Rômulo Ramos.

O incentivo financeiro de R$ 600 por mês do Bolsa Atleta contribui para despesas com treinamentos, equipamentos e participação em competições, fortalecendo o desenvolvimento esportivo dos talentos locais.

Quadro de medalhas de Apucarana

  • Ouro: Pedro Henrich Machado (salto em altura) e Madelaine Gomes da Silva (heptatlo)
  • Prata: Yohan Gabriel Brandino (400 metros com barreiras) e Madelaine Gomes da Silva (salto em altura)
  • Bronze: Revezamento 4×400 metros misto, com participação de Pedro Henrich Machado e Andrelize Vitória Pereira

Outros resultados de destaque

  • 4º lugar: Bruno Antonio Silva (10.000 metros rasos) e Andrelize Vitória Pereira (3.000 metros com obstáculos e 5.000 metros rasos)
  • 5º lugar: Yohan Gabriel Brandino (400 metros rasos)
  • 7º lugar: Nathaly Ramos (salto em altura)
  • 10º lugar: Rômulo Ramos (800 metros rasos)
  • 16º lugar: Rômulo Ramos (1.500 metros rasos)

 

Apucarana abre programação do Junho Verde com teatro e incentivo à consciência ambiental

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), deu início nesta segunda-feira (1º/6) à programação do Junho Verde, campanha nacional que busca despertar a consciência ambiental e incentivar atitudes sustentáveis no dia a dia. A abertura aconteceu no Cine Teatro Fênix, com a apresentação da peça “A Fabulosa Jornada dos Guardiões Verdes” para alunos da rede municipal de ensino.

A atividade reuniu estudantes das escolas municipais Antonieta da Silva Lautenschlager, Albino Biacchi e Professor Wilson de Azevedo. Ao longo do mês, todas as escolas da rede municipal participarão da ação, que utiliza o teatro como ferramenta para ensinar, de forma divertida e envolvente, a importância de cuidar da natureza.

O Junho Verde foi instituído pela Lei Federal nº 14.393/2022. Em Apucarana, a campanha contará com uma programação diversificada, envolvendo educação ambiental, plantio de árvores, recuperação de nascentes e outras iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Durante a abertura, o vice-prefeito Marcos da Vila Reis destacou que a formação de uma consciência ambiental começa ainda na infância. “Trazer as crianças ao teatro, ensinar por meio da arte e mostrar a importância do meio ambiente para a nossa vida é uma forma de construir um legado que vai muito além de junho. Elas aprendem e levam esse conhecimento para dentro de casa, compartilhando com os pais, avós e amigos”, afirmou.

Marcos da Vila Reis também lembrou os investimentos que o município vem realizando na arborização urbana. “Quem circula pela cidade já percebe novas árvores sendo plantadas no centro, nos bairros e nos distritos. É um trabalho que traz benefícios para toda a população, gerando mais sombra, conforto térmico e qualidade de vida”, ressaltou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, acrescentou que a meta da administração, por meio do projeto Apucarana Verde e Sustentável, é ultrapassar a marca de quatro mil árvores plantadas. “Além disso, nós já distribuímos gratuitamente mais de 13 mil mudas para áreas urbanas e rurais, incentivando a participação da população na construção de uma cidade cada vez mais verde”, pontuou.

Diego Silva também detalhou a programação da campanha Junho Verde. “A nossa agenda está bastante diversificada. Teremos ações educativas em instituições, plantio de árvores frutíferas em todas as escolas municipais e a recuperação de mais 20 nascentes. São ações que fortalecem o compromisso de Apucarana com a sustentabilidade e a preservação dos nossos recursos naturais”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, aproveitou o encontro para conversar com os estudantes sobre a importância das pequenas atitudes no cotidiano. “Preservar o meio ambiente começa dentro da sala de aula, com gestos simples como manter os espaços limpos, recolher resíduos do chão e descartar corretamente o lixo,” disse.

Presenças – Prestigiaram a abertura da campanha Junho Verde na manhã desta segunda-feira (1º/6), a secretária da Mulher e Assuntos da Família e primeira-dama de Apucarana, Karine Mota; os vereadores Pablo da Segurança e Moisés Tavares; o vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Kowalski; além de secretários e servidores municipais.

Apucarana confirma força no futebol e conquista vaga para a fase macrorregional do Bom de Bola em três categorias

O futebol de Apucarana voltou a mostrar a sua força e tradição. Representando o município, três equipes garantiram classificação para a próxima fase do Paraná Bom de Bola, nas categorias futebol feminino 15+, futebol masculino sub-16 e suíço masculino 40+. O bom desempenho coroou o evento sediado em Apucarana, que reuniu atletas de 19 municípios do norte do Paraná.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que sediar uma competição oficial do Governo do Estado fortalece o esporte, movimenta a cidade e promove a integração regional. “Receber competições como essa reflete o investimento contínuo da administração municipal na infraestrutura esportiva, fortalecendo o esporte como ferramenta de desenvolvimento, inclusão e oportunidades para a população”, salientou.

O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, afirma que receber a fase regional mostrou a capacidade logística e o reconhecimento de Apucarana como referência esportiva. “Ao mesmo tempo, nossos atletas conquistaram resultados importantes que os credenciaram a seguir representando Apucarana e a região na próxima fase”, reforçou.

No futebol masculino sub-16, Apucarana  alcançou o segundo lugar e confirmou classificação. A equipe chegou à final contra Londrina, disputada no domingo, no Estádio Olímpio Barreto. “Apesar da derrota por 3 a 1, a equipe apucaranense assegurou presença na fase macrorregional ao terminar entre as duas melhores da competição”, afirmou Ângelo Danilo, coordenador municipal de futebol.

No suíço masculino 40+, Apucarana ficou com o vice-campeonato após uma decisão equilibrada diante de Rolândia. Depois de empate no tempo normal, o título foi definido nas cobranças de penalidades. Já no futebol feminino 15+, Apucarana conquistou o vice-campeonato e também garantiu vaga na próxima etapa. A decisão foi disputada no Estádio Municipal Olímpio Barreto e Arapongas venceu por 4 a 0.

Ângelo Danilo lembra ainda que Apucarana já possui a equipe do suíço masculino 50+ classificada para a fase estadual. “O time não precisa participar das etapas regional e da macrorregional, isso porque está na primeira divisão estadual graças ao vice-campeonato paranaense conquistado no ano passado”, observou.

Apucarana foi um dos 12 municípios-sede da fase regional, que ocorreu em dois finais de semana: entre os dias 21 e 24 e agora entre os dias 29 e 31 de maio. A fase macrorregional do Paraná Bom de Bola será disputada entre os dias 6 e 9 de agosto, em Cambará, reunindo os classificados de diversas regiões do Estado.

CLASSIFICADOS PARA A FASE MACRORREGIONAL

Categoria 1º Lugar 2º Lugar
Futebol Feminino 15+ Arapongas Apucarana
Futebol Masculino Sub-16 Londrina Apucarana
Futebol Masculino Sub-20 Londrina Cambé
Futebol Suíço Masculino 40+ Rolândia Apucarana
Futebol Suíço Masculino 50+ Rolândia Centenário do Sul