A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, através de ações desenvolvidas por seus residentes do Programa de Residência Multiprofissional, acaba de receber mais uma premiação, a segunda neste mês de julho. O projeto “Visita Guiada” de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil foi selecionado em primeiro lugar entre os 21 projetos do Paraná apresentados na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento aconteceu entre quarta-feira e sexta-feira da semana passada, em Belém (PA).
Após passar por uma seleção para integrar a lista dos 21 projetos do nosso estado apresentados na 15ª edição da Mostra, o de Apucarana acabou sendo eleito o melhor do Paraná.  A “Mostra Brasil” divulga ações bem sucedidas de secretarias municipais de saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo.
No dia 20 deste mês, outros dois trabalhos do Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana ficaram entre os vencedores do 3º Prêmio Inova Saúde Paraná. A premiação, de nível estadual, aconteceu durante a cerimônia de encerramento do 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, em Curitiba.
“Esses reconhecimentos mostram que a saúde de Apucarana tem promovido esforços para seguir melhorando a qualidade do atendimento prestado à população”, avalia o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Projeto “Visita Guiada”
Disponibilizado às futuras mamães atendidas na Escola da Gestante, através de profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde, o projeto “Visita Guiada” de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil foi apresentado na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS pela coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional, Francieli Nogueira Smanioto.
O projeto “Visita Guiada” começou a ser desenvolvido em 2015 e hoje é conduzido pelas enfermeiras obstetras Mariana Campos Campana, Nayla Lais Ferreira Mazzetto, Janaína Ramos Martins, Mayara Deina Menta, Juliana Botelho Dias, Rosiane Pereira Batista do Programa de Residência Multiprofissional da AMS. Com a adesão espontânea das gestantes, as visitas guiadas à maternidade são antecedidas por orientações sobre o processo de trabalho de parto, aleitamento e esclarecimentos de dúvidas.
Com dia e horário agendado, sempre às sextas-feiras às 14 horas, e aos sábados pela manhã, a gestante e o acompanhante visitam a maternidade, fazendo o roteiro que será percorrido no dia do nascimento do bebê, conhecendo, por exemplo, a estrutura dos quartos e salas de parto.
Durante a visita as gestantes têm a oportunidade de conhecer a estrutura da maternidade, métodos utilizados durante o trabalho de parto, a sala de parto, a rotina do hospital, bem como a equipe multiprofissional que irá lhe prestar atendimento.
A familiarização com a ambiente da maternidade contribui para deixar à gestante mais tranquila e confiante, facilitando a assistência na hora do parto. O prefeito Beto Preto lembra que a “Visita Guiada” faz parte das medidas, que vêm sendo adotadas durante sua gestão, para melhoria da qualidade do atendimento as gestantes no município.

Programas de Residências da AMS
Os Programas de Residência em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde tornaram Apucarana um polo de formação de profissionais da área da saúde. A AMS oferece desde 2016 um programa em Residência Médica e três programas de Residência Multiprofissional: Atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Mental; e Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha.
Apucarana é um dos poucos municípios que disponibiliza residência multiprofissional e médica no Paraná. Atuando na rede pública de saúde do município, os 54 residentes da primeira e segunda turmas da Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) prestaram 110 mil atendimentos em 2 anos.
“Nossos programas de residência estão no terceiro ano e posso assegurar que nossa luta junto ao governo federal para trazer para Apucarana essa grande conquista na área da saúde está trazendo grande resultado e quem ganha é a população”, avalia o prefeito Beto Preto.