A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, realizou nesta quinta-feira (14,) um curso de capacitação sobre boas práticas na manipulação de alimentos e legislação, direcionada as 30 empreendedoras da Rede Mulher de Gastronomia.
Com base na resolução da Anvisa, foram abordados temas relacionados ao recebimento dos gêneros, manipulação e cuidados de higiene na preparação e comercialização dos alimentos, além das práticas corretas de limpeza e higienização do ambiente, equipamentos e utensílios usados no preparo dos alimentos.
A capacitação foi ministrada pelo técnico em Vigilância Sanitária Municipal, Mário Augusto dos Santos, que ressaltou a importância da obtenção do alvará sanitário por meio das inspeções anuais.
A coordenadora do programa de Economia Solidária em Apucarana, Bete Berton, salientou que a Rede Mulher de Gastronomia já contratou com recursos próprios uma nutricionista para a elaboração dos rótulos dos produtos, com as devidas informações nutricionais.
“A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é muito importante. E pensando em melhorar cada vez mais as qualidades dos seus produtos, que nossas empreendedoras contrataram com recursos próprios a profissional de nutrição, que irá elaborar os rótulos dos produtos comercializados em nosso ponto fixo de comercialização na Praça do Redondo”, destacou Bete.